Frankenstein

O Mito do Castelo de Frankenstein

FrankensteinCertamente que toda a gente ouviu falar sobre Frankenstein e a sua história de terror, no cinema ou na televisão. Sabe-se que este castelo existiu e que pertenceu à família Frankenstein, tendo sido construído por volta no ano 1200. Fica localizada a sul de Darmstadt na Alemanha. Hoje vamos ver porque este castelo tem esta fama macabra, essencialmente devido ao cinema de terror, mas que não está muito longe da realidade.

Mary Wollstonecraft Shelley foi a escritora da história do monstro de Frankenstein, tendo-se inspirado no doutor Johann Konrad Dippel, cientista alemão que viveu no século XVII no castelo. Agora conheçamos um pouco sobre este cientista algo louco, para vermos porque Mary Shelly se inspirou nesta personagem real.

Dippel nasceu em agosto de 1673, foi escritor usando o pseudónimo de Christianus Democritus (Cristão Democrata), em que discutia sobre temas religioso, essencialmente se a religião devia ser um conjunto de dogmas (crenças, regras, etc.) ou se se devia centrar no amor ao próximo e levar uma vida digna sem causar problemas aos outros. Isto acabou por fazer com que tivesse de fugir dos seus opositores, tendo por isso vagueado por vários países europeus.

Dippel granjeou uma má fama, pois tinha a ideia de criar uma medicina que permitisse ao ser humano viver muitos anos, tendo criado o Óleo de Dippel, o qual era feito a partir de órgãos e ossos esmagados de animais, que na realidade a única coisa que fazia era ser um estimulante e cheirar mal. No entanto ganhava assim a vida, vendendo esse óleo. Mas quando a “matéria-prima” já não era suficiente, começou a roubar cadáveres do cemitério. Esta situação acabou por o conduzir à morte, já que em Abril de 1734 faleceu por causa das suas últimas misturas.

Se sabe algo mais acerca desta história, comente abaixo, certamente que com a sua ajuda iremos aprender mais.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...