O triângulo das Bermudas é uma área geográfica situada no Oceano Atlântico, entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Fort Lauderdale (Florida – EUA), formando um triângulo imaginário onde acontecem situações intrigantes.
Os especialistas tentam agora explicar a razão do desaparecimento de barcos e aviões nessa zona do Oceano Atlântico, um mistério que dura há mais de 60 anos. Afirmam que não existe nem extraterrestres, nem anomalias, mas apenas e só uma grande quantidade de gás acumulado debaixo da superfície.
Foram descobertos no fundo marinho da zona, importantes quantidades de hidratos de metano, e a evidencia de antigos locais onde foram produzidas erupções geradas por este gás.
As erupções libertam grandes borbulhas, que crescem geometricamente à medida que sobem, e ao elevar-se das águas do mar geram instabilidade para qualquer objecto que se interponha.
Qualquer barco apanhado nesta mega-borbulha perde todas as condições de flutuabilidade e afunda-se; esta explicação pode por um fim às varias décadas de especulações, demonstrando que barcos e aviões não desapareciam, apenas perdiam o controlo e afundavam-se no mar.
Os gases libertados foram estudados em laboratório, comprazendo-se o fenómeno e validando esta teoria; o primeiro barco de que se tem conhecimento de se ter afundado no triângulo das Bermudas foi o Rosalie em 1840, tendo a partir desta data desaparecido centenas de barcos e aviões.