Lago Mais Transparente do Mundo

O Lago Mais Transparente do Mundo

Alguns cientistas propuseram um termo geológico especial para este período do Quaternário que outros continuam a chamar o Holoceno: Antropoceno, devido ao impressionante impacto ambiental da nossa espécie em todos os espaços do planeta, que temos marcado, nem sempre positivamente, com a nossa presença.
Há resíduos plásticos em todos os oceanos e nas regiões mais isoladas do continente antárctico, ou do oceano; vestígios de radiação produzida em anéis de árvores e vestígios de chumbo e outros gases na atmosfera; e ainda é possível encontrar lugares extraordinariamente primitivos, como Flathead, o lago mais transparente do mundo.
Lago Mais Transparente do Mundo

O lago mais transparente do mundo

Montana é um estado do noroeste dos Estados Unidos que faz fronteira com o Canadá, e um dos menos povoados da União (menos de 1 milhão de habitantes em quase 400.000 quilómetros quadrados). Aninhada entre as Grandes Planícies e as Montanhas Rochosas, é uma região de grande beleza num país que o director Luis Buñuel considerou uma das mais belas do mundo pelas suas extraordinárias paisagens naturais, que em Montana, cujo nome deriva da montanha espanhola, estão muito bem representadas.
Talvez o sítio natural mais conhecido neste estado seja o Parque Nacional de Yellowstone, seguido pelo Parque Nacional de Glacier, de onde as águas que deram origem ao Lago Flathead, um espelho de água de quase 500 quilómetros quadrados, considerado o lago mais transparente do mundo.
Flathead Lake tem 50 km de comprimento e cerca de 25 km de largura, e é o maior lago de Montana, e foi originalmente chamado Lago Salish, depois dos índios Salish, também chamado flathead; deve a transparência das suas águas ao facto de serem provenientes de rios originários dos glaciares das Montanhas Rochosas; e à ausência de plâncton, o que lhe permite ver através das suas águas até bastante profundas, embora não nas mais profundas onde atinge 113 metros. Aqueles que tiveram a sorte de a visitar dizem que navegar ou nadar nela dá a sensação de flutuar no ar, devido à transparência da água.
Flathead também tem a água mais limpa do mundo num lago com estas dimensões. Na sua margem encontra-se a cidade de Polson, que vive da actividade turística em torno do lago e que vai desde pescadores desportivos a simples observadores da natureza.
O lago mais transparente dos Estados Unidos é uma das atracções de Montana, não é por nada que também é apelidado de “O último melhor lugar”.
9

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...