número nove

O curioso jogo da tabuada do 9

número noveA matemática, dentro do básico, tem sido uma das matérias que mais gostei no ensino básico. Mesmo sem ser o melhor da minha classe, ainda assim as minhas notas ainda eram bastante razoáveis. Agora, olhando para trás e para as matérias que foram e talvez ainda sejam abordadas, descobri um jogo curioso usado para calcular a tabuada do 9.

A tabuada do 9 será talvez uma das mais complicadas de recordar para uma criança, muito mais do que a tabuada do 1,2 ou do 5, onde os cálculos são fáceis de fazer. Com este jogo é fácil de saber qual o resultado que se obtém ao multiplicar um número entre o um e o nove. Obviamente que o multiplicação do 9 com o 0 ou com o 10 todos sabem fazer.

O jogo consiste em dizer que número queremos multiplicar por nove e depois utilizar os dedos conforme vamos explicar se seguida.

O processo continua, uma vez que for escolhido o número (recordar que é de 1 a 9), com a exposição de todos os dedos das mãos. Depois deve-se esconder a quantidade de dedos, tantos quanto o número escolhido mencionado no principio do jogo. Se foi escolhido o 3 (3 x 9), deve-se esconder três dedos da mão esquerda, por exemplo.

Uma vez escondidos os dedos, deve-se subtrair um ao número inicial. Continuando com o exemplo obtemos 3 – 1 que é igual a 2. Agora já temos o cálculo feito: 27, 2 (do ultimo cálculo que fizemos) e 7, dos dedos que não ficaram escondidos.

Vejamos outro exemplo:

Queremos calcular 7×9, que já sabemos de antemão que é 63.

Primeiro subtraímos um ao sete, e ficamos com seis (7-1=6).

Depois escondemos sete dedos dos dez que temos nas mãos. Ficamos com 3 dedos não escondidos.

Agora juntamos os dois resultados e obtemos o resultado final que é 63.

Isto torna-se um processo tão fácil de memorizar que se torna um jogo. Jogo que nos pode ajudar a ensinar as crianças a tabuada do nove, ou porque não refrescar a nossa memória e aproveitar este jogo para nos auxiliar quando não temos a certeza do resultado.

Brincadeira de crianças? Pois não deixa de ser curioso, ao mesmo tempo que torna a matemática muito mais divertida.

Um Comentário

  1. Tiago
    Jun 19th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...