A Terra em Marte

O chocolate engorda? | Um novo estudo vem dizer que não…

Amado por muitos e odiado por outros, parece que o chocolate sempre foi questionado pelas suas possíveis consequências no nosso corpo. No entanto, alguns estudos têm-se aventurado a provar que existem de facto benefícios do chocolate; e que muitos deles contrabalançam efetivamente processos nocivos ou negativos no nosso corpo. Mesmo assim, estudos mais recentes têm-se atrevido a afirmar que o chocolate não engorda. Quer saber porquê? Vamos dizer porquê, continue a ler!
chocolate engorda

O chocolate engorda?

Como bem sabe, o chocolate é um alimento feito principalmente de cacau processado. A sua preparação envolve a mistura de açúcar, leite e, por vezes, frutos secos. É de notar que esta mistura de componentes sempre foi um fator determinante para determinar se o chocolate engorda, no entanto, nem sempre são distribuídos da mesma forma, de facto, a sua concentração dependerá da quantidade de cacau utilizada para a sua preparação.
Com isto em mente, é tempo de conhecer um dos mais extraordinários factos divertidos de chocolate que a ciência já provou: o chocolate não engorda. Sim, podemos dizê-lo em voz alta, o chocolate não engorda, mas sempre e desde que consumido com moderação. Vamos ver porquê!

Um corpo mais saudável

Chocolate de leite, chocolate preto, chocolate quente, um bombom de chocolate a rebentar na nossa boca… não importa a forma que assuma, se gosta com mais ou menos cacau, ou se é o chocolate mais caro do mundo, os especialistas referiram recentemente na revista Nutrition que a crença de que o chocolate engorda é um mito. Aliviado?
Muitos estarão, pois foi graças a uma equipa de nutricionistas e investigadores da Universidade de Granada em Espanha que este facto foi descoberto. Recentemente, realizaram um estudo utilizando várias amostras da população, um total de 1.500 adolescentes entre os 12 e os 17 anos de idade, onde mediram o seu índice de gordura corporal, índice de massa corporal e circunferência da cintura, cruzando estes dados com uma quantidade específica de chocolate dada diariamente.
De facto, a investigação não só descobriu que o chocolate não engorda, mas que o seu comportamento no nosso corpo não difere em função do sexo, maturidade sexual, idade ou mesmo atividade física. Isto significa que o chocolate funciona da mesma forma em todos os organismos.
As conclusões foram as seguintes: o elevado consumo de chocolate está associado a níveis mais baixos de gordura acumulada em todo o corpo. Por outro lado, não é preciso morrer à fome ou matar-se num ginásio para se livrar das calorias obtidas com os chocolates ou barras de chocolate consumidos.
O relatório é um dos mais exaustivos e completos que foi feito até agora, acompanhado por um sistema informático e um relatório completo de registos e seguimentos. Não há confusão entre as variáveis e as conclusões foram cientificamente comprovadas. Os dados relativos à população adolescente são impressionantes: os jovens entre os 12 e 17 anos de idade não ganharam peso nem acumularam a gordura clássica no abdómen. Por outras palavras, o consumo regular mas equilibrado de chocolate não teve quaisquer efeitos negativos na sua saúde; nem sequer foi provado que o chocolate provoca acne.
Foi também demonstrado não ser verdade que o chocolate engorda, mas que é muito benéfico para a saúde quando tomado em quantidades equilibradas. Mas sublinhemos o facto: consumo equilibrado. Se exagerarmos, terá obviamente os mesmos efeitos negativos que qualquer outro alimento consumido em doses desproporcionadas. Portanto, é melhor com moderação, mas desfrute de cada pedaço.
Segundo Magdalena Cuenca García, principal autora do artigo e diretora da investigação: “estudos recentes em adultos sugerem que o seu consumo está associado a um menor risco de distúrbios cardio-metabólicos”. O chocolate é um grande antioxidante, retarda o envelhecimento das nossas células, é anti-inflamatório, anti-trombótico, é bom para regular a nossa tensão arterial e previne muitos problemas cardiovasculares.

A regra das 100 gramas

Mas podemos tomar como certo que o chocolate não engorda com apenas um estudo de caso? Bem, para os mais céticos, aqui está outro estudo que legitima os benefícios do chocolate para o nosso corpo.
Na sequência de um estudo publicado na revista The FASEB, foi mais uma vez explicado que o consumo de chocolate tem mais benefícios do que consequências. Para tornar a investigação maior, os cientistas colaboraram com Brigham and Women’s Hospital em Boston, onde 19 mulheres na pós-menopausa foram convidadas a consumir 100 gramas de chocolate por dia.
Cada um deles poderia determinar o tempo e a quantidade de chocolate consumida até à quantidade de 100 gramas. O resultado foi o mesmo: o chocolate não engorda. Em vez disso, mostrou outros benefícios que o estudo anterior não concluiu; comer chocolate influencia o apetite e o sono.
Todas as mulheres que consumiam chocolate de manhã notaram como este queimava gordura e ajudava a controlar os níveis de glicose no sangue. Por outro lado, as mulheres que consumiram chocolate à noite puderam alterar o seu metabolismo de repouso e acordaram com mais energia para se exercitarem.
Em conclusão, os peritos sublinharam que: “o consumo de chocolate de manhã ou à noite produz efeitos diferenciais na fome e apetite, oxidação, glicose em jejum, microbiota, ritmos de sono e temperatura”.
É tempo de parar de pensar que o chocolate engorda e descobrir que este delicioso alimento, dependendo de quanto e quando é consumido, influencia o nosso equilíbrio energético e metabolismo de forma positiva. O chocolate é um afrodisíaco e provavelmente continuará a ser um dos melhores do mundo, graças à sua predisposição para segregar endorfinas no nosso cérebro. Por isso não hesite, desfrute-o sempre que quiser com total paz de espírito, deixe-o continuar a seduzir o seu paladar sem engordar a sua cintura.
Se quiser saber mais sobre comida, não hesite em visitar o nosso artigo sobre o que acontece se beber demasiada Coca-Cola.
Exit mobile version