Sunswift IV é o automóvel a energia solar mais rápido do mundo. Foi construído por estudantes australianos e pilotado por Barton Mawer batendo o recorde de velocidade estabelecido em 1988 pela GM. O automóvel, utiliza 400 painéis solares e 1.300 watts de electricidade, e alcançou 88Km/h – o anterior registo tinha sido de 79Km/h – e acredita-se mesmo que com alguns ajustes poderá andar ainda mais rápido.
O automóvel, teve duas tentativas de 500 metros, ida e volta para bater o recorde, tendo sido registada uma velocidade média de 88.7 quilómetros por hora com o piloto australiano, Barton Mawer, ao volante. Segundo explicações do piloto, a forma de conduzir o carro mudou drasticamente após mudarem a bateria de 25 quilos que era utilizada para viagens maiores.
O desenho do carro é semelhante ao Eleanor, o automóvel solar do MIT, que também tem uma forma quase plana e está coberto por painéis solares. No caso do IVy, são 400 painéis de silicone que lhe permitem andar por tempo ilimitado, sempre e quando o sol está presente.
Mas o aspecto que enche de orgulho os seus criadores é a “quantidade” de electricidade que usa: 1300 watts. O mesmo que necessita uma torradeira. As provas foram realizadas numa base naval australiana, na cidade de Nowra.
O próximo destino é o World Solar Challenge (Desafio Solar Mundial), que será levado a cabo no mês de Outubro com um automóvel ainda mais veloz. Entretanto, passará por escolas por toda a Austrália para inspirar os jovens a interessar-se por este ramo da tecnologia. Os seus criadores gostariam mesmo que outra equipa batesse este recorde, pois isso iria inspirá-los no desenvolvimento de automóveis ainda mais eficientes. A isto chamamos competição sã, que é a única que deveria existir, porque é a única construtiva.
Paulita Rosado
Motronic, alguém lhe pode dizer para não ser tão gay e me comer de vez em vez de andar sempre com homens?