chita

O animal mais rápido

Para saber qual é o animal mais rápido deveríamos distinguir entre os três meios naturais em que se move: água, terra e ar.

O animal aéreo mais rápido é o falcão peregrino (Falco peregrinus), a mais conhecida das aves utilizadas actualmente na falcoaria. Alcança uma velocidade de voo próxima dos 300 kms/h, quando se lança em voo picado sobre as suas presas. Curiosamente caça as presas em pleno voo, já que dado a sua velocidade de voo, caso estas estivessem no solo, correria o risco de bater no chão por não conseguir controlar o seu corpo. É um animal perfeitamente aerodinâmico com 35 a 50 centímetros de largura.

É tal a sua velocidade e capacidade para caçar as suas presas que nós humanos, o usamos para afastar outras aves. É o caso de muitos aeroportos que usam falcões peregrinos para evitar que as pistas tenham outras aves que possam provocar problemas aos aviões.

A sua velocidade torna o falcão peregrino no animal mais rápido do planeta, mais do que qualquer animal do meio aquático ou terrestre.

chitaO animal terrestre mais rápido é a chita (Acinonyx Jubatus). Tem uma velocidade de ponta de 113 kms/h, mas infelizmente para si não consegue manter essa velocidade durante muito tempo, o que limita a sua capacidade de caça. Com uma silhueta espectacular e graciosa, a chita tem umas patas muito largas em relação ao resto do corpo e uma cauda que pode medir até 80 cms.

Quando caça é um animal muito táctico. Tem imensa paciência e sobretudo usa a sua enorme capacidade de aceleração, alcançando os 72 kms/h em apenas 2 segundos. Isto permite-lhe ter uma eficácia acima do normal em relação a outros predadores. Por exemplo, o leão tem uma eficácia de 25%, enquanto a chita caça 60% das suas presas. No entanto, a sua pouca força relativamente aos outros predadores faz com que por vezes perca as suas presas. Por isso costuma ir caçar por volta do meio-dia, quando os outros grandes predadores estão a dormir ou a descansar.

O animal aquático mais rápido é o peixe-vela (Istiophorus Spp.) que alcança os 109 kms/h. É um animal aerodinamicamente perfeito para navegar na água, por ter uma barbatana dorsal grande e uma cabeça pontiaguda e aerodinâmica. Pode ter três metros de comprimento e pesar cem quilos. Os pescadores dizem que é um animal nobre que oferece muita resistência e luta sempre pela sua liberdade fazendo uso da sua enorme velocidade.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...