Categorias
Curiosidades

O aeroporto mais pequeno do mundo

Na ilha de Saba, território nas Caraíbas pertencente à Holanda, nas Antilhas Holandesas, encontra-se este aeroporto, chamado Juancho Yrausquin, que tem a honra de ser o mais pequeno do mundo. A sua pista tem apenas 400 metros e ali opera unicamente a companhia aérea local Winair, utilizando apenas pequenos aviões, dado que a aviação comercial não é permitida. Esta proibição está indicada em duas grandes marcas com um X nos extremos da pequena pista deste aeroporto.

Como seria de supor, neste aeroporto de nome Juancho Yrausquin apenas podem operar pilotos com muita experiência já que, aparte do seu escasso tamanho, o aeródromo está situado no meio do nada, ou seja, de um lado está um penhasco e do outro o mar, pelo que é dos mais perigosos aeroportos em todo o mundo, senão mesmo o pior.

As aeronaves que podem utilizar estas instalações, por questões de segurança, estão limitadas aos modelos DHC-6 , BN-2 e helicópteros. Já comentámos que existe uma única companhia aérea que de forma exclusiva opera na ilha, e trata-se concretamente da Windward Islands Airways, mais conhecida como Winair, e tem apenas ligações às outras ilhas da zona, nas Antilhas Holandesas.

Se visitar a ilha de Saba, não há garantias de haver sempre bom tempo durante toda a estadia (evite a época de furacões, mesmo que as ofertas sejam quase irresistíveis), mas uma coisa é certa, as emoções estão garantidas com a aterragem e descolagem deste pequeno aeroporto. Não acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *