Museus estranhos e originais

Museus estranhos e originais

Museus estranhos e originaisTodos conhecemos os grandes museus do mundo: se nunca os visitámos, já os vimos milhares de vezes em fotos, na televisão, na Internet, etc. No entanto, não são os únicos museus que existem, e nem sequer é apenas a arte a única atracção destes lugares. Com efeito, o planeta está cheio de museus estranhos, diferentes e curiosos que merecem bem uma visita.

Os três museus que vou hoje mostrar neste artigo são muito especiais. Por exemplo, dê uma vista de olhos à foto no início deste artigo: uma inquietante escultura velada e um artefacto macabro partilham o espaço. Sabe em que museu os podemos encontrar?

Ambas as peças e muitas outras semelhantes estão expostas no Museu da Cappela Sansevero em Nápoles, Itália. Trata-se de uma belíssima capela da época barroca onde estão expostas as magníficas esculturas feitas por Giuseppe Sanmartino, um artista cuja obra é caracterizada pelo efeito velado dos corpos e rostos, fantasticamente reflectidos na pedra esculpida. Apara além disso, na mesma capela encontram-se as Macchine Anatomiche de Raimondo di Sangro, um cientista que conservou os esqueletos de um homem e uma mulher, juntamente com toda a estrutura de veias e artérias do seu sistema circulatório.

Museus estranhos e originaisEsta sinistra personagem é uma “sereia” que se pode contemplar no Museu da Criptozoologia de Portland, Maine (Estados Unidos). Esta pseudociência estuda os seres reais que poderão estar por detrás dos elementos mitológicos e fantásticos: sereias, quimeras, monstros. No museu é possível ver, por exemplo, esta múmia de sereia: uma montagem tétrica com mais de cem anos, criada para enganar o público com os cadáveres de um macaco e um peixe.

Museus estranhos e originaisO Museu do Sexo de Nova Iorque é a minha última proposta. É verdade que existem muitos outros museus de sexo pelo mundo, mas o que distingue este (localizado em pleno centro de Manhattan) é a qualidade da sua colecção, relacionada em grande medida com a arte contemporânea. No museu é possível ver colecções de fotos eróticas ou directamente pornográficas criadas por prestigiados artistas, assim como cartazes, instalações ou esculturas tão inclassificáveis como a desta imagem.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...