Marie Curie

Conheça 5 mulheres pioneiras no mundo da ciência

mulheresA proporção de mulheres nos campos da ciência e tecnologia em relação aos colegas masculinos é bastante pequena, e não é por falta de capacidade, mas sim devido ao machismo que ainda impera em pleno século XXI.

Durante a história, houve sempre mulheres que desafiaram todos os cânones sociais e foram pioneiras em diversos campos anteriormente reservados aos homens.

 

Marie Curie: a primeira mulher a ganhar o Premio Nobel

Marie CurieQuando falamos de mulheres cientistas, o primeiro nome que nos vem à cabeça é Marie Curie, cujas descobertas nas áreas da química e da física tiveram enorme importância nos avanços científicos realizados nos últimos cem anos.

De origens polacas, Marie Curie não foi apenas a primeira mulher a ganhar um prémio Nobel no ano de 1903, tendo conseguido repetir a honra por uma segunda vez. A sua filha Irène Joliot-Curie também ganhou um Prémio Nobel em 1935.

 

Dra. Elizabeth Blackwell: a primeira médica nos Estados Unidos

Elizabeth BlackwellQuase até finais do século XIX, quem necessitasse de um médico apenas tinha homens disponíveis nesta área, até que Elizabeth Blackwell se transformou na primeira médica nos Estados Unidos.

O seu caminho não foi fácil e só o facto de querer entrar para a universidade já foi uma luta. Com efeito, foi rejeitada por 12 universidades antes de conseguir ser admitida.

Hoje em dia, um terço dos médicos norte-americanos é do sexo feminino, um avanço que demonstra haver ainda falta de igualdade neste campo.

 

Valentina Tereshkova: a primeira mulher a viajar ao espaço

Valentina TereshkovaA corrida espacial entre russos e norte-americanos teve em Valentina Tereshkova um ponto a favor dos soviéticos, uma vez que em 16 de Junho de 1963 esta foi a primeira mulher a viajar até ao espaço exterior.

A missão de Valentina Tereshkova durou três dias, durante os quais realizou uma série de experiências para saber como reagia o corpo feminino às condições do espaço exterior. Apesar disso, foram necessários mais 19 anos até que a Rússia enviasse outra mulher ao espaço.

 

Ada Lovelace: a primeira programadora de computadores

Ada LovelaceA informática e tecnologia continua a ser uma área bastante machista, pelo que o nome de Ada Lovelace não é muito conhecido, mas foi justamente ela a percursora da programação computacional em meados do século XIX.

De nacionalidade britânica, Ada Lovelace não foi reconhecido na época pelo seu trabalho e houve quem tivesse tomado os créditos do seu trabalho. Apenas mais recentemente, em 1979, é que acabou por receber as honras que merecia através do estabelecimento de um prémio com o seu nome.

 

Dana Ulery: a primeira engenheira da NASA

Dana UleryA NASA e a engenharia espacial é de uma forma geral território masculino, mas em 1961 uma mulher acabaria por romper esta tendência.

Especialista em ciências informáticas, Dana Ulery foi a primeira engenheira a trabalhar na NASA, mais especificamente no desenvolvimento de algoritmos utilizados na Rede do Espaço Profundo, o sistema de comunicação através de antenas que permite o contacto entre a Terra e as missões no espaço exterior.

Estas foram cinco mulheres que deram o exemplo e que tiveram de lutar contra todos os estereótipos e contra o machismo dominante, mas demonstraram que a perseverança e a inteligência permitem a qualquer pessoa, que seja homem ou mulher, realizar o mesmo trabalho até mesmo em áreas tão difíceis como são a ciência e a tecnologia.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...