Categorias
Diversos

Montanhas Mais Altas do Mundo

Existem marcos geográficos que todos têm vontade de conhecer, no caso da montanha de escalar. Conheça as mais altas montanhas do mundo.
Nosso planeta é um mundo de muitas altitudes, com regiões onde a altura da superfície terrestre é literalmente imensa.
Essas regiões atraem e sempre atraíram pessoas em busca de aventura, no interessante espírito do homem de enfrentar seus limites e ir ainda mais alto. Nesse caso literalmente.
E tão forte é fascínio que essas montanhas despertam em quem lhes observa, que toda mitologia mundial é povoada por lendas e mitos desses lugares, para muitos sagrados.
Logo, independente de se tratar de atletas em busca de quebrar limites ou de homens em busca de aventura, escalar uma dessas montanhas é uma vitória sem par.
Conheça mais sobre as quatro maiores montanhas do mundo:

Monte Everest

Monte Everest, também conhecido apenas por Everest, é sem dúvidas uma lenda para os alpinistas e adeptos do esporte.
Sendo o maior monte do mundo, sua altura é de impressionantes 8848,43 metros, sendo que parte dessa medida é constituída unicamente por gelo, pois sua altura permite que a temperatura em seu ponto mais alto seja inóspita.
Seu nome foi dado em homenagem a um importante governador britânico, que controlou as colônias na Índia durante muito tempo, chamado Sir George Everest.
Seu tamanho e altura descomunais são conhecidos desde 1852, quando foi reconhecido oficialmente como o ponto mais alto do mundo.
Sua localização fica na cordilheira do Himalaia, justamente na fronteira que liga a República Popular da China, em seu domínio no Tibete, e o Nepal.
O fascínio por lugares altos atraem alpinistas do mundo inteiro em busca dessa aventura que é dominar a montanha mais selvagem do planeta. Estimasse atualmente que mais de oito mil pessoas já tenham tentado a perigosa proeza de escalar suas paredes, sendo que destes aventureiros, mais de 200 morreram ao longo do caminho.

K2

O Himalaia aparentemente é um lugar que gosta de altas atitudes. Outra das maiores montanhas da Terra também fica dentro de suas fronteiras.
A montanha K2, também conhecida como monte Godwin-Austen, e também como os nativos a chamam de Chogori ou Dapsang, é reconhecidamente a segunda maior montanha do planeta, com uma altura média de 8611 metros.
Ela fica localizada em uma das muitas cadeias rochosas do Himalaia, a cordilheira de Karakoram.
O primeiro aventureiro que tentou escalar a montanha foi T.G. Montgomery em 1856, tendo sido justamente ele quem batizou a montanha.
Entretanto, apesar de ser a segunda maior apenas, ela é considerada ainda mais difícil de ser escalada, tendo apenas um número muito reduzido de alpinistas que conseguiram subir a montanha.

Kangchenjunga

Respectivamente sendo a terceira maior montanha do mundo, a Kangchenjunga fica fronteira entre o Nepal e a Índia, pertencendo à mesma cordilheira que suas duas irmãs maiores.
Poucas pessoas se atreveram a enfrentar os seus 8.599 m de altitude.
Seu nome significa algo como Os 5 Tesouros da Grande Neve, fazendo alusão aos cinco picos de seu cume.

Lhotse

A quarta maior montanha do mundo tem 8.516 metros, e seu corpo é ligado ao monte Everest, motivo pelo qual não são tantos alpinistas que resolvem tentar chegar ao seu topo.
O número de pessoas que escalaram o Lhotse gira em torno de 250, e até a 10 anos atrás foram registrados 11 mortes de alpinistas.
Mas é igualmente perigosa, sendo que para escalá-la é preciso encarar um paredão de gelo puro de aproximadamente 1.125 metros.
Conheça um pouco mais do Himalaia nesse vídeo do Youtube do canal Louco por Viagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *