cães

7 mitos e verdades sobre cães

cãesOs cães são o melhor amigo do homem e merecem bem esse título pois são animais de estimação fiéis e que nos dão imenso carinho e defendem de ameaças.

Mas fala-se muito sobre os os nossos amigos caninos e há muita informação que não é verdadeira, como por exemplo estes sete mitos sobre cães que precisas de conhecer.

 

Os cães são daltónicos

Um mito comum diz que os cães não são capazes de distinguir as cores, mas isso é falso porque os cães não vêem apenas a preto e branco.

Os cientistas afirmam que os cães podem ver e distinguir cores, só que o fazem de forma diferente do olho humano.

 

Os cães gostam de ser abraçados

Se gostas de abraçar e mimar com fortes caricias o teu cão, então talvez seja altura de começar a mudar esse comportamento porque os cães não gostam de ser abraçados. Isso fá-los sentir ansiosos, stressados e assustados.

Antes de mostrar afecto físico para com o teu cão, observa a sua linguagem corporal. Ele mesmo te fará saber quais as acções de que gosta, e quais são as que o fazem sentir incomodado.

cão

Se um cão come ervas isso significa que está doente

Este é um clássico: se um cão come ervas isso quer dizer que está doente e que quer vomitar. Mas a verdade é que isso apenas acontece em 10 % dos casos.

Na sua maioria, os cães comem ervas para analisar o território, porque estão aborrecidos ou porque sofrem de um problema que os leva a comer tudo o que tenham pela frente.

Se ele quer comer erva, deixa-o.

 

A boca dos nossos amigos caninos é mais limpa que a dos humanos

Um cão que lambe a cara do dono pode estar a mostrar afecto e muitos aceitam isso porque existe o mito que a boca destes animais está mais limpa que a dos humanos.

Falso, a boca de um cão está cheia de bactérias que podem ser inofensivas para eles, mas são perigosas para ti. Para além disso, podem passar-te parasitas e dar origem a várias doenças.

 

Quando um cão mexe a cauda isso quer dizer que está feliz

A linguagem corporal dos nossos amigos caninos é muito rica e relacionamos o acto de mexer a cauda a um sentimento de felicidade, o que nem sempre corresponde à verdade.

Muitas vezes os cães mexem a cauda porque estão ansiosos, porque têm medo ou porque estão a preparar-se para um ataque.

Muitas vezes a cauda de um cão pode dizer mais sobre o que sentem do que a sua cara.

cães e humanos

Os cães podem comer alimentos para humanos sem problemas

Se és daqueles que dá as sobras das refeições ao teu amigo canino ou lhe ofereces pedaços de comida, então é tempo de mudar isso porque na realidade estás a prejudicá-lo e não a premiá-lo.

Vários alimentos que os humanos consumem sem problemas podem ser tóxicos para os cães e até mesmo matá-los, mesmo em pequenas quantidades.

 

Um ano de cão corresponde a sete anos humanos

Um mito bastante comum quando queremos calcular a idade de um cão, já que se costuma pensar que por cada ano de vida, estes envelhecem o correspondente a sete anos humanos.

Mas as diferentes raças de cães têm uma longevidade diferente, pelo que é muito difícil fazer corresponder anos de cão a anos humanos.

 

Conhecias estes mitos sobre cães? Agora que sabes a verdade acerca destas mentiras em que todos acreditávamos, já sabes como tratar melhor e entender o teu animal de estimação.

26

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...