roma antiga

6 Mitos Sobre a Roma Antiga em Que Deves Deixar de Acreditar

romaDitados, mitos e lendas. Em Roma eles estão em cada esquina, debaixo de cada pedra, escondidos até mesmo nas mais simples estátuas.  Mas hoje vamos desmistificar alguns mitos sobre a Roma Antiga.

Os romanos usavam sempre toga

toga romanaTemos esta imagem dos ramos talvez devido à forma como são representados nos filmes onde os imaginamos sempre usando togas. No entanto, os romanos apenas usavam togas nos momentos mais solenes. No resto do tempo usavam túnicas que eram frequentemente vestes já gastas.

 

Os polegares para cima ou para baixo

polegar para cimaUm dos mitos sobre a Roma Antiga que sempre ouvimos falar e muitas vezes vimos nos filmes era os imperadores a indicar ao gladiador vencedor através do polegar virado para cima ou para baixo se este devia ou não matar o gladiador derrotado.

No entanto, a verdade é que a mão aberta significava vida e o punho fechado a morte.

 

Nero, a sua lira e Roma a arder

nero liraDiz-se que Nero tocava lira enquanto Roma ardia em chamas. Mas a verdade é que os historiadores acreditam que ele nem sequer estaria em Roma quando isso aconteceu. Nero encontrava-se em Anzio quando o incêndio de Roma começou. O incêndio terá provavelmente começado nas lojas que vendiam produtos inflamáveis, embora a responsabilidade tenha sido posteriormente sido atribuída aos cristãos.

De qualquer forma, Nero provavelmente não terá tocada lira, nem terá estado presente durante o grande incêndio de Roma.

 

Os gladiadores eram só homens

gladiadores romanosFalso! Também as mulheres podiam combater na arena para entreter o público. Eram as chamadas gladiadoras. Sabe-se que terão aparecido pela primeira vez durante o reinado de Nero. Apesar disso, na Sátira VI de Juvenal, está documentada a participação das gladiadoras em épocas anteriores. Dizia-se que eram mulheres de famílias prestigiadas, que procuravam emoção e atenção.

O imperador Severo proibiu a participação das mulheres em combate, mas isso aparentemente terá sido ignorado.

 

Vomitorium

roma antigaDiz-se que os romanos davam festins onde comiam tanto até não poder mais. De seguida iam para uma sala chamada vomitorium e vomitavam toda a comida para começarem a empanturrar-se de novo.

A verdade é que o vomitorium é um corredor ou passagem de acesso à cávea nos teatros, circos e anfiteatros romanos, nas arquibancadas e também presentes em locais modernos análogos, que possibilitam a entrada e saída do público, ou que servem para a entrada e saída dos intérpretes em determinada cena.

 

A batalha de Cartago

Durante o século XX correu o mito que quando os romanos conquistaram Cartago deitaram sal sobre todas as terras cartaginesas para as tornar inférteis e evitar que Cartago se pudesse novamente reerguer.

Mas na realidade (que costuma ser muito pior), o que aconteceu foi que os romanos foram de casa em casa procurando escravos e assassinando os demais. De seguida deitaram fogo à cidade e deixaram-na em ruinas, pelo que é difícil ter mais dados sobre Cartago na actualidade.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...