mistérios sobre a igreja

3 Lendas e Mistérios sobre a Igreja Católica

A Igreja Católica está cheia de mistérios e segredos. Conhecê-los a todos implica muitos anos de investigação sobre uma das religiões mais difundidas e com mais história no mundo contemporâneo. Alguns dos segredos são obscuros e tenebrosos, enquanto outros são a pedra angular sobre a qual esta religião se expandiu por todo o mundo. Hoje vamos falar sobre alguns dos grandes mistérios da Igreja Católica.

Mistérios sobre a Igreja Católica

A morte misteriosa do Papa João Paulo I

Papa João Paulo I morreu em 1978 com apenas 33 dias de Pontificado. Rapidamente foi conhecida a causa da sua morte: um enfarte agudo do miocárdio. No entanto, como se podia saber este motivo apenas com um exame médico externo? Teria sido afinal uma morte natural ou um assassinato?

Há quem acredite que morreu assassinado por uma conspiração do conclave de arcebispos por motivos de índole religiosa. Para além disso, o Vaticano impede qualquer tipo de investigação ao cadáver de João Paulo I que ainda poderia conseguir mostrar se teria (ou não) havido um assassinato ao líder da religião católica.

Qual é a explicação oficial? O Papa tomou acidentalmente uma dose exagerada de medicamentos.

mistérios sobre a igreja

O curso de exorcismo do Vaticano

Em 2005 soube-se que abriu o primeiro curso de exorcismo e satanismo na Universidade de Roma. Teve mais de 100 sacerdotes católicos a fazer o curso, e participaram no mesmo diversos especialistas na matéria.

Os que fizeram o curso, que durou uns dois meses, pertenciam ao Ateneu Pontifício ‘Regina Apostolorum’, um cento de estudos teológicos e filosóficos, de carácter pontifício, dirigido pelos Legionários de Cristo. Ajudam na formação de sacerdotes para o terceiro milénio com temáticas que vão desde a bioética até teologia e filosofia.

O curso foi uma resposta directa ao aumento de casos de satanismo entre os jovens, e para dar mais informação sobre temáticas mais delicadas como os exorcismos.

lendas sobre a igreja

A Papisa Joana

Uma lenda medieval sobre a religião cristã refere que uma mulher, jovem e pobre, vestiu um hábito de um sacerdote morto pela peste e começou a mendigar. Rapidamente se deu conta que os sacerdotes que ganhavam mais dinheiro eram aqueles que pregavam a palavra de Deus nas ruas e nas igrejas das cidades.

Joana rapidamente se transformou numa excelente oradora, a tal ponto que viajavam pessoas de outros lugares para escutar este sacerdote tão sábio. Não tardou muito a ser ordenada bispo, depois em cardeal e finalmente Papa. No entanto, apaixonou-se por um pajem e ficou grávida. Nessa altura já não conseguiu mais esconder a sua condição de mulher.

Um final da lenda diz que foi morta com pedras pelas pessoas na rua, outra refere que terá recolhido a um castelo papal juntamente com o filho, e uma terceira diz que morreu na pobreza.

 

Estes são alguns dos mistérios sobre a Igreja Católica que são conhecidos através do estudo de diferentes lendas, escritos e relatos. Servem para criar uma imagem acerca de uma das instituições mais importantes do mundo ocidental contemporâneo. E tu conheces outros mistérios sobre a Igreja Católica que queiras partilhar connosco? A caixa de comentários está à tua disposição!

5

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...