minimalismo

És minimalista? Sabes o que é o minimalismo?

minimalismoSe queres saber o que é o minimalismo então não podes perder este artigo.
És minimalista? Ou será que nunca ouviste falar desta palavra na vida? Mas tenho quase a certeza que embora possas não ser minimalista, provavelmente já ouviste falar deste estilo de vida que tem vindo a tornar-se cada vez mais conhecido nos últimos anos.
Os criadores deste estilo de vida minimalista são Ryan Nicodemus e Fields Millburn, que definem este estilo de vida como concentrarmo-nos no que é importante para nós e eliminar tudo o resto. Isso não quer dizer que temos de viver debaixo de uma ponte ou que todos os teus pertences cabem dentro de uma mochila.
O minimalismo é praticamente uma filosofia de vida em que somos convidados a eliminar tudo o que não for necessário na nossa vida para que nos possamos focar no que é realmente importante e nos pode fazer felizes.
O minimalismo é muito simples mas é difícil de conseguir. Se te interessa esta “filosofia de vida” deves seguir os seguintes conselhos:

 

Conselhos para minimalistas

  • Elimina tudo o que não faz falta. Se quiseres podes dar uma volta à arrecadação e vai ver que lá está um monte de coisas que não te fazem falta nenhuma. Apenas estão ali a ocupar espaço. Se quiseres ser minimalista dá uma volta pela casa e começa a ver se realmente te faz falta tudo isso e quantas vezes utilizaste esse objecto durante o último ano.
  • Elimina o apego material aos objectos. Os minimalistas afirmam que temos de olhar para o futuro, não para o passado, pelo que o apego deve ser em relação às pessoas e não para com objectos materiais. Tens que viver o presente, olhar para o futuro e esquecer o passado.
  • Simplicidade e ordem em casa. Se quiseres ser minimalista a tua casa deve ser simples e ordenada, onde cada objecto deve ter um uso e estar no seu lugar. Assim, de cada vez que precises de alguma coisa sabes onde a encontrar e evitarás perder tempo precioso a encontrá-la.
  • Controla o que compras. Agora que despachaste aquilo que não precisas, de nada servirá voltar a comprar tudo de novo. Para ser minimalista podes aplicar a regra:”De cada vez que entrar alguma coisa nova em casa, algo velho vai ter que sair”. Isto não é aplicável somente em relação às coisas da casa mas também em relação à roupa.
  • Digitaliza. Se queres ser minimalista podes scanear facturas, documentos, cartas, etc., e guardar tudo no computador (de preferência na cloud). Assim estará tudo ordenado e sabes sempre onde encontrar. Se tiveres algum objecto que te dá pena deitar fora, podes tirar-lhe uma foto e guardá-la no computador para que nunca se perca e saibas sempre o que sentias ao vê-lo.
  • Simplifica a tecnologia. Não acumules dispositivos electrónicos. Tem apenas os necessários. no teu computador procura ter apenas o número de pastas que necessites e elimina tudo o resto se queres começar a ser minimalista.
  • Controla o consumo de informação. Para ser minimalista tenta diminuir o tempo que passas a ver televisão, ligado às redes sociais ou ao smartphone e aproveita o tempo para fazer aquilo que realmente importa.
  • Selecciona compromissos. Aprende a valorizar mais o tempo, a saber dizer não e a ser mais produtivo. Tente ser produtivo e aproveita o tempo ao máximo e para isso não deves fixar objectivos demasiado altos. Não percas o tempo com coisas que não te vão trazer nada se queres ser minimalista. Se tiveres vários projectos em mente tenta concentrar-te apenas em dois e quando os tiveres finalizado passa para os outros. Deves aprender a dizer “não” sem que os outros se sintam ofendidos.
  • Acumula experiências em vez de coisas. Se queres ser minimalista deves centrar a tua vida nas relações e nas experiências. É bom viajar e viver intensamente para depois ter muitas coisas que contar e partilhar com os outros quando já tiveres mais alguns anos.
  • Controla a mente. Se tens mil ideias na cabeça e andas sempre a dar-lhe voltas, então estarás a criar problemas que não existem. Deves esquecer tudo isto e concentrar-te no que realmente é importante para ti e deixar de te preocupares pelo que já passou e pelo que ainda não aconteceu. Para ser minimalista deves viver no presente e olhar para as pequenas coisas da vida que são as que realmente vão trazer felicidade. Aprende a simplificar a vida e viverás muito melhor e mais feliz. Desfruta das coisas de que gostas e acostuma-te a dizer que não a tudo o mais. O minimalismo ajuda a despegar-nos das coisas materiais e a dar-nos conta que as lembranças vivem em nós e não nos objectos.

 

Benefícios do minimalismo

Ser minimalista ajuda a:
  • Ganhar tempo, pois como não deves ter muitos objectos materiais, também não perderás tempo a acomodá-los.
  • Ajuda a abrir-nos ao futuro, deixando o passado para trás.
  • Torna-nos mais livres pois temos menos cargas materiais.
  • Torna-nos mais conscientes do que consumimos, o que também ajuda a cuidar do meio ambiente.
  • Faz-nos sentir mais importantes e esquecer dos bens materiais.
Agora já sabes, se quiseres ser minimalista deves olhar para o que é realmente importante e elimina tudo o resto.
26

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...