siameses

Millie e Christine McKoy, Siamesas, Escravas, Compradas e Vendidas

Millie e Christine McKoyMillie e Christine McKoy nasceram em Julho de 1851, numa quinta próximo de Whiteville, Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América (EUA). Eram filhas de dois escravos chamados Noémia e Jacob, os quais, por sua vez, pertenciam a um ferreiro chamado Jabez McKay. Este casal de escravos já tinha tido anteriormente sete filhos sem qualquer problema de saúde. No entanto, estas garotas partilhavam a pélvis, mas cada uma tinha os seus próprios braços e pernas.
Quando as garotas tinham apenas 10 meses o ferreiro decidiu vendê-las a um feirante que pagou 1.000 dólares por elas. Este feirante chamava-se John C. Pervis, exibia-as nas feiras e dava uma percentagem dos ganhos ao primeiro proprietário das crianças.
14 meses depois foram vendidas a outro feirante chamado Brower que as levou para a Feira Estadual da Carolina do Norte. As garotas foram um grande sucesso e passaram a ser conhecidas como “As gémeas da Carolina”.
siamesasNo entanto, acabaram por ser compradas por um vigarista texano que deu a Brower um cheque falso de 45.000 dólares.
Enganado, arruinado e sem as garotas, Brower vendeu o cheque a um amigo, um rico comerciante chamado Joseph Pearson Smith.
O vigarista, num acto que foi classificado como sequestro, levou as garotas para a Grã-Bretanha. Ali, exibia-as meio nuas para que se visse que não havia trapaça no número de feira que organizou. Essa foi a pior época para as gémeas siamesas.
No entanto, o seu plano correu mal. Joseph Pearson Smith viajou para Londres acompanhado pela mãe das garotas e depois de um processo em tribunal acabou por consegui-las de volta.
Regressaram aos EUA, onde foram educadas pela esposa do Sr. Pearson que lhes ensinou 5 idiomas, a ler e a escrever e ainda a dançar e cantar para que pudessem ganhar a vida.
No ano de 1863, ano da libertação dos escravos nos EUA, a família mudou-se para a casa dos Pearson Smith.
As garotas continuaram a actuar e a ser um sucesso. Eram conhecidas como The Two-Headed Nightingale ou The Eighth Wonder of the World (O rouxinol de duas cabeças ou a oitava maravilha do mundo). Foram recebidas por importantes personalidades, entre as quais a Rainha Vitória de Inglaterra.
O Sr. Joseph Pearson Smith tornou-se em seu representante e organizou tours e eventos, tendo inclusivamente publicado um livro com a sua biografia chamado “History and Medical Description of the Two-Headed Girl”.
siamesesGanharam muito dinheiro e com ele compraram a quinta onde tinham nascido, oferecendo-a ao seu pai.
Durante a última temporada como artistas, juntaram-se ao circo de PT Barnum onde permaneceram até que a sua saúde o permitiu. Com a saúde bastante deteriorada porque tinham tuberculose, acabaram por se retirar para a quinta na Carolina do Norte, onde se tornaram bastante activas nas igrejas da comunidade negra fazendo obras de caridade.
No dia 8 de Outubro de 1912 as irmãs faleceram. Primeiro foi-se Millie e 12 horas depois morreu Christine. Tinham vivido unidas durante 61 anos.
4

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...