Todos temos medo de alguma coisa, embora haja quem diga que não tem medo de nada. Mas vamos lá ver se não tem algum destes medos.
O medo ou temor é uma emoção caracterizada por uma forte sensação desagradável provocada pela percepção de um perigo, real ou imaginário, presente, futuro ou mesmo passado.
É uma emoção primária derivada da aversão natural ao risco ou à ameaça. Manifesta-se em todos os animais, o que inclui o ser humano. A expressão máxima do medo é o terror. Para além disso, o medo está relacionado com a ansiedade.
Estes são os 10 medos mais comuns entre nós. Veja esta lista e confirme se você tem ou já teve algum destes medos:
Medo da morte
Aparentemente as pessoas têm medo de saber o que vão enfrentar depois da morte. Outros têm medo de abandonar pessoas ou coisas no mundo dos vivos. Seja porque for, o medo da morte ocupa o primeiro lugar da lista.
Medo da solidão
A maioria das pessoas não gosta de estar sozinha. Somos seres sociais e precisamos dos outros para subsistir. O facto de pensar que podemos ficar sozinhos para sempre é algo que aterroriza muitas pessoas.
Medo das doenças
Ter uma doença sem cura ou que nos deixe na cama dependentes de outros é um dos maiores medos das pessoas, assim como pensar em ter de suportar dores intensas ou de viver dependentes de máquinas ou medicamentos para o resto da vida.
Medo de perder alguém próximo
Perder alguém que amamos e que é importante para nós é um dos maiores medos sentidos pelas pessoas. O facto de saber que jamais voltamos a ver essa pessoa é algo que mete medo à maioria de nós.
Medo de se apaixonar
Paradoxalmente e apesar do amor nos trazer felicidade, a verdade é que há muitas pessoas que têm medo de se apaixonarem. Talvez seja pelo facto de pensarem que podem vir a sofrer ou que podem não ser correspondidos.
Medo do futuro
Medo de não saber o que nos reserva o destino e a vida. Medo de não saber se amanhã vamos conseguir o que queremos. A verdade é que o facto de não sabermos se vamos conseguir tornar realidade os nossos sonhos atemoriza a maioria das pessoas.
Medo do fracasso
O medo de ter uma ideia ou um sonho e não o poder levar a cabo ou de fracassar pelo caminho é algo que paralisa muitas pessoas. Talvez seja por isso que a maioria das grandes ideias não passa de meras ideias na cabeça de alguém. Haverá certamente muitas e grandes ideias que nunca se irão tornar realidade devido ao medo de fracassar.
Medo da mudança
Muitas pessoas têm medo da mudança, de sair de um estado de comodidade ou de estabilidade. Ou então de ter que aprender algo novo ou de se adaptarem a algo que desconhecem e a novas realidades. Isto é algo que aterra a maioria das pessoas.
Medo da crítica
Muitos deixam de fazer algo simplesmente devido ao medo do que os outros possam dizer. Pensam mais no que os outros pensam e não se atrevem a ser diferentes ou de fazerem aquilo que gostam precisamente pelo medo de poderem ser criticados.
Medo de não conseguirem atingir os seus sonhos
Todos os seres humanos têm sonhos. O facto de pensar esses sonhos podem nunca de vir a tornar realidade leva muita gente a ter medo e a pensar no que irá acontecer. Há quem viva toda a vida a pensar nisto e não chegue sequer a lutar pelos seus sonhos.