thor

Como se chama o martelo de Thor | Nome e 4 curiosidades desta poderosa arma

Neste artigo vamos descobrir todas as curiosidades acerca de um dos elementos mais importantes de toda a mitologia nórdica. Pertencia ao invencível deus do trovão e tinha um poder imenso. Estamos a falar obviamente do martelo de Thor. Se gostas de cultura viking ou viste muitos dos filmes sobre super-heróis que existem actualmente, este artigo é para ti. Vamos descobrir muitas curiosidades sobre esta poderosa arma e encontrarás respostas para algumas perguntas. Sabes como se chama o martelo de Thor, qual era a sua principal fonte de magia ou se qualquer um o podia levantar? Vamos responder a todas estas questões!

O nome deste maravilhoso martelo é Mjolnir e foi feito para derrotar todos os terríveis inimigos dos deuses. Durante estas linhas vamos descobrir como foi criado, que poderes tinha e qual a razão por que Thor andava com esta arma. Agora que sabes como se chama o martelo de Thor, provavelmente também irás querer conhecer todas as curiosidades que rodeiam esta maravilhosa ferramenta. Vamos descobri-las!

Como se chama o martelo de Thor | Tudo sobre o Mjolnir

martelo de thorSignificado do seu nome

É curioso, mas o nome do martelo de Thor é a sua descrição perfeita. Nas línguas escandinavas, a palavra Mjolnir significa literalmente “demolidor”. Os especialistas pensavam inicialmente que o nome se referia à natureza destruidora deste maravilhoso martelo. No entanto, algumas teorias defendem que o nome faz referência à relação existente entre Thor e a agricultura, uma vez que alguns vikings o associavam com a natureza.

Para além destas duas teorias acerca da etimologia de Mjolnir, existe uma terceira que diz que esta palavra significa raio, já que esta deidade está associada com os raios e trovões.

Agora já sabes como se chama o martelo de Thor e ainda o que está por trás do seu nome.

MjolnirMjolnir era um martelo?

Esta pergunta talvez pareça um pouco contraditória de início, mas a verdade é que não há certezas sobre se Thor usava um martelo ou outra arma. Pois… porque em muitas representações, Thor empunhava um bastão ou um machado.

Seja como for, esta ferramenta aparece em todas as lendas nórdicas. Podia ser deitado fora mas encontrava sempre o caminho de volta e eram sempre necessárias umas luvas de ferro especiais para o poder levantar. Eram-lhe atribuídas inúmeras propriedades. Podia lançar raios e trovões e dizia-se que a sua força podia mesmo destruir montanhas inteiras.

Quer fosse um martelo, um bastão ou um machado, a única coisa de que não há dúvidas é que a sua força e poder eram descomunais.

thorQuem fabricou o Mjolnir?

Para além de sabermos como se chamava o martelo de Thor, outra das curiosidades mais importantes é quem terá fabricado esta maravilhosa arma. Uma das lendas mais famosas garante que os criadores do Mjolnir foram dois irmãos anões chamados Sindri e Brokk. Foram provocados por Loki, o deus do engano, que os desafiou dizendo-lhes que não eram capazes de construir uma ferramenta tão poderosa. Apesar de Loki ter tentado impedir os anões de criar este martelo, disfarçando-se de mosca e atrasando o seu trabalho, eles conseguiram terminar a sua missão. Sindri e Brokk garantiram ao deus do trovão que o martelo era a sua melhor obra. E Thor mostrou que era verdade, pois passou por inúmeras aventuras de onde saiu vitorioso.

amuletoAmuleto e símbolo

Agora que sabes como se chamava o martelo de Thor e quem o construiu, vamos dar-te a conhecer outro dado muito curioso e que a maioria das pessoas não sabe: o Mjolnir, para além de ser uma das armas mais poderosas de toda a mitologia nórdica, também foi um popular amuleto e um símbolo utilizado em cerimónias sagradas na maioria dos países do norte.

Podia-se encontrar o martelo de Thor representado em jóias, como por exemplo brincos e era uma forma de rebelião contra a invasão de símbolos religiosos cristãos. Outro uso para estes amuletos era o de protecção, uma vez que o seu dono confiava que o célebre martelo o protegeria de todo o mal.

Também surgiu na Islândia um movimento chamado Thórsfrónvé que defendia o islandês e a pureza da língua, cujo símbolo era o Mjolnir. É curioso como a arma de um ser mitológico pode chegar a influenciar tanto a vida das pessoas ao longo da história.

Para além de aprender como se chama o martelo de Thor, também verificámos ao ler este artigo que a arma do deus do trovão foi muito mais do que apenas um símbolo. Agora também gostaria de saber a tua opinião acerca do Mjolnir e das curiosidades que descobriste. Conhecias a origem etimológica da palavra? Sabias que os anões o criaram devido a uma aposta? Ficaste surpreendido com o profundo significado do martelo de Thor para alguns islandeses? Deixa o teu comentário!

7

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...