marte

Marte, o curioso planeta vermelho

marteMarte é o quarto planeta mais próximo do Sol, logo a seguir à nossa querida Terra. É nosso vizinho no Sistema Solar e indubitavelmente um dos planetas mais curiosos do nosso sistema planetário.

Mas o que sabes sobre este planeta? Hoje trazemos uma série de dados e curiosidades sobre o planeta vermelho.

 

Quem o viu pela primeira vez?

Pensa-se que terá sido Galileu Galilei foi o primeiro a observar Marte com um telescópio. Fê-lo no ano de 1609, quando tinha 45 anos de idade. Consegues imaginar o sentimento de ser o primeiro a observar um planeta?

 

Sabia que há partes de Marte na Terra?

Sabemos que ambos os planetas, tanto a Terra como Marte, formaram-se originalmente a partir de uma série de choques cósmicos e que foram moldados por asteróides gigantes há muitos milhões de anos atrás.

Parte dos fragmentos resultantes dos impactos em Marte acabaram a orbitar o Sistema Solar durante milhões de anos guiados por forças gravitacionais, tendo acabado por cair aqui na Terra.

 

Qual é o tamanho deste planeta?

É um erro muito comum representar este planeta com um tamanho parecido ao da Terra. Mas na realidade o planeta vermelho tem cerca de metade do diâmetro da Terra, ou seja, 6794 quilómetros.

terra

O que acontece se saltássemos em Marte?

A força da gravidade neste planeta tem menos intensidade do que aqui na Terra. Se pudesses dar um salto neste planeta irias conseguir saltar 3 vezes mais do que na Terra.

 

Tem a maior montanha do Sistema Solar

Outro dos recordes planetários que o planeta vermelho detém é o da montanha mais alta de todo o Sistema Solar. Essa montanha tem o nome de Monte Olimpo e eleva-se mais de 27 kms acima das planícies circundantes.

 

O que aconteceria aos humanos em Marte?

Se existissem humanos em Marte e não usassem um fato espacial adequado, acabariam por morrer rapidamente de forma dolorosa. O que aconteceria era que devido à pressão atmosférica marciana ser tão baixa, o oxigénio do sangue que percorre o corpo transformar-se-ia literalmente em bolhas e provocaria uma morte dolorosa e quase imediata.

 

Mais informações na Wikipédia.

14

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...