tempestade saturno

A Mancha de Saturno, uma tempestade gigante

tempestade saturnoCientistas europeus descobriram uma grande mancha branca em Saturno. Esta mancha é produto de uma grande tempestade e acontece a cada 29 anos e meio terrestres, o equivalente a um ano em Saturno.

A descoberta foi feita em Dezembro de 2010, quando astrónomos amadores japoneses fizeram a descoberta e foram os primeiros a dar o alarme. Este tipo de tempestade é muito habitual neste planeta mas as dimensões que esta alcançou já não é tão frequente.

A mancha começou por ser um pequeno ponto branco no hemisfério norte, mas em apenas uma semana alcançou os 10.000 quilómetros, e em 15 dias alcançou as dimensões da Terra.

Pelas dimensões da grande mancha branca, os investigadores determinaram que se tratou de uma tempestade causada pela condensação de amoníaco e vapor de água que durante dois meses se moveu como fosse um motor a jacto.

Imagine uma tempestade tão grande que toma conta de uma enorme parte de um planeta e que pode ser vista e fotografada a milhares de quilômetros. A sonda Cassiny fez essa imagem em fevereiro desse ano, a tempestade tem um comprimento de 300.000 km o que equivale a 3/4 da distância da Terra à Lua, incrível!

Esta grande tempestade foi baptizada como A Grande Mancha e ainda hoje é visível, embora muito mais ténue.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...