E aí, já sentiu a “chapa esquentar” só ler o título deste artigo? Pois então prepare-se para ler sobre os lugares mais quentes do mundo. Para você que gosta de um lugar tropical, que quando pensa em calor, já quer logo uma piscina, uma praia, sombra, água fresca, “uma rede preguiçosa para deitar, em sua volta a sinfonia de pardais…”, os lugares dos quais vamos falar são bem mais quentes que nosso clima, que, diga-se de passagem, tem dias que é sufocante de tão quente.
Os lugares destacados aqui são Dallol na Etiópia, Wadi Halfa, no Sudão, Vale da Morte nos Estados Unidos e o Deserto Lut, no Irão, lugares tão quentes que nem os maiores fãs do calor aguentariam viver.
O período de calor é maior no Brasil nas regiões Norte e Nordeste, onde podemos encontrar inclusive a seca e a miséria, mas ao contrário do que muitos pensam, no Sul do país há cidades que esquentam bastante e mantém o clima seco por mais tempo do que os dias frios de chuva e humidade. Conheça agora um pouco sobre cada lugar citado anteriormente, os mais quentes do mundo.
Dallol, Etiópia
Na região de Dallol encontra-se o vulcão com o mesmo nome, um lugar com fontes que ardem e com muitas cores vivas, laranja, branco, verde e amarelo do enxofre, além de paisagens perigosas, porém lindas que parecem pertencer a outro planeta.
Wadi Halfa, Sudão
Entre os meses de Maio a Setembro é o período que o calor aparece em temperaturas mais altas, por volta de 41ºC durante o dia.
Sua economia é baseada na agricultura e pesca, são meios importantes de sobrevivência no país, os chineses também têm investido em uma fabrica de processamento de pescado na cidade.
Vale da Morte, EUA
A temperatura mais alta registrada neste lugar foi de 56,7ºC. No Vale da Morte habitava a tribo dos Timbisha e ganhou este nome por causa dos aventureiros que se atreviam a cruzar o local no início do século 19 por causa da febre do ouro.
Deserto Lut, Irão
Este deserto já chegou a marcar 70ºC, um absurdo de quente, isso sim é pegar fogo! É preciso usar calças e camisas de manga longa para proteger a pele do sol, o deserto Lut é silencioso e de uma paisagem imensurável, infinita.
Se você já se sente incomodado (a) com as temperaturas altas do verão, imagine como vive a população local de um destes lugares onde a temperatura ultrapassa os 40°C?