O vulcão Kawah Ijen, que fica localizado na zona Este da Ilha de Java e é um espectáculo sobretudo à noite, uma vez que parece estar a deitar lava de cor azul que desce das suas encostas como se fossem rios. Para além disso, no interior da cratera encontra-se um lago de lava com uma bela e única cor azul-turquesa.
Kawah Ijen, um espectáculo da natureza
A Cintura de Fogo do Pacífico é composto por uma série de vulcões e na Ilha de Java há um muito especial. Trata-se do Kawah Ijen que chama a atenção tanto por dentro como por fora.
Com uma altura de 2386 metros, este vulcão tem uma cratera com um 1 quilómetro de diâmetro e no seu interior há uma grande quantidade de enxofre responsável pelas suas características únicas, graças às reacções provocadas pela temperatura e pela pressão.
Mas o espectáculo não é só por fora do Kawah Ijen, pois no interior da cratera está um enorme lago que destaca pela sua cor azul-turquesa, que se explica pelos altos níveis de ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
Mas o vulcão Kawah Ijen não é só uma atracção turística, mas também um lugar onde se extrai enxofre solidificado. No entanto, as pessoas que fazem este trabalho estão expostas a terríveis condições ambientais que prejudicam de forma irreversível a sua saúde.
São duas faces da mesma moeda, beleza natural e exploração de trabalhadores que arriscam a sua vida por um ordenado miserável para obter um elemento utilizado em diversas indústrias.