Jörmundgander

Jörmundgander : A Terrível Serpente da Mitologia Nórdica

Também conhecido como Serpente de Midgard, Jörmundgander é um monstro que assombrará o mundo até à batalha final ou Ragnarök. De acordo com a mitologia nórdica, foi gerado por Loki e quando os deuses protetores viram o que ele podia fazer, decidiram matá-lo. Os deuses antigos diziam que ela era tão grande que se mordesse a cauda, poderia abraçar o planeta Terra.
O seu maior inimigo era Thor, o deus do trovão. O filho de Odin teve de lidar várias vezes com esta monstruosa serpente. Neste artigo vamos contar-vos os mitos mais importantes de Jörmundgander com os quais descobrireis muito mais sobre esta terrível criatura da mitologia nórdica. Se os quiser conhecer, basta continuar a ler estas linhas.
Jörmundgander

Jörmundgander em Ragnarök

Provavelmente uma das histórias mais conhecidas da mitologia nórdica, é a que tem a ver com o seu Ragnarök ou fim do mundo. Nesta terrível profecia, o nome de Jörmundgander teve de aparecer por ser um dos mais terríveis monstros que habitam todo o planeta. Segundo a lenda, a grande serpente de Midgard deixará os oceanos e, depois de envenenar os céus, irá em busca do deus do trovão. Durante esta batalha final, Jörmundgander encontrará a morte nas mãos de Thor, mas não antes de envenenar o deus do trovão que cairá pouco tempo depois de matar a grande serpente.

Jörmundgander e o gigante Hymer

Outra das aparições da grande serpente de Midgard na mitologia nórdica também tem a ver com Thor e o gigante Hymer. Tudo começou numa festa dos deuses, quando o deus do trovão foi forçado a ir ao gigante Hymer em busca de um caldeirão de enormes proporções. No momento em que o gigante viu Thor aparecer, ele ficou furioso, embora tenha prometido dar-lhe o caldeirão enquanto o deus do trovão fosse pescar com ele no dia seguinte. Thor deu-lhe a sua palavra e, de manhã, ambos navegaram no mar no barco do gigante. Sem se aperceberem, entraram no domínio de Jörmundgander que agarrou a cana de pesca utilizada por Thor. Nesse preciso momento, começou uma batalha de vida ou morte entre os dois. Hymer, o gigante, rapidamente se acobardou e procedeu ao corte da corda que ligava Jörmundgander e Thor antes da serpente afundar o navio. Por causa disso, ela escapou ilesa e os dois tripulantes regressaram em segurança à casa do gigante.

Os desafios de Utgardhaloki

Thor foi visitar o rei dos gigantes, para que entre eles e os deuses nunca mais houvesse guerra. Nesta visita, Utgardhaloki viu a oportunidade perfeita para ridicularizar o deus todo-poderoso do trovão, pelo que concebeu para ele uma série de testes físicos que eram impossíveis de realizar. Para que Thor não se apercebesse da dificuldade dos desafios, o rei dos gigantes manipulou-os com magia. Num dos testes, Utgardhaloki, que estava ciente da grande força de Thor, pediu a Thor para levantar um gato simples. O filho de Odin não podia acreditar nos seus ouvidos, mas o que ele não sabia era que o rei dos gigantes tinha escondido Jörmundgander sob o disfarce de um enorme gato. O deus do trovão, zangado, tentou levantar o gato, mas em vão. O animal levantou-se apenas um centímetro e Thor incrédulo e zangado com o riso de Utgardhaloki, fez uma última tentativa desesperada. Após a última tentativa, o deus do trovão só conseguiu levantar uma das quatro pernas do falso gato. Humilhado e envergonhado, deixou o reino dos gigantes escoltados pelo próprio rei que lhe confessou que todos os seus desafios tinham sido manipulados e que tinha sido realmente surpreendido pela força lendária do deus do trovão. Thor pensou que só tinha conseguido levantar uma das patas do gato, quando a verdade é que ele tinha levantado a cabeça e a cauda da serpente gigante de Midgard.
Estamos certos de que todas estas histórias sobre Jörmundgander o terão surpreendido muito. A mitologia nórdica é muito rica em histórias e as que protagonizam esta criatura monstruosa estão entre as mais impressionantes. Embora nesses países a serpente de Midgard seja muito conhecida, este artigo ter-lhe-á ajudado a conhecê-la.
Agora queremos saber as suas impressões sobre Jörmundgander. Sabia de Ragnarök e da última batalha que a serpente teve com Thor? Quem pensa que teria ganho se o gigante Hymer não tivesse cortado a linha? O que pensa dos truques do rei dos gigantes? Deixe-nos os seus comentários, estamos ansiosos por ler todos e cada um deles!
10

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...