formiga gigante

Insectos Curiosos

formiga giganteNas florestas da América Central e do sul vivem as “falofas“, formigas gigantes que ultrapassam os três centímetros de comprimento. Possuem um terrível ferrão com o qual inoculam um veneno ao qual o homem é vulnerável. Os índios faziam uso destas formigas nos ritos de iniciação: os candidatos a guerreiros tinham de se deixar picar e sobreviver aos sintomas do veneno.

Os seres vivos mais pequenos da terra, à excepção dos vírus, são os “nanobes”, que não excedem os 20 nanómetros de diâmetro, muito menos do que os 150 nm considerados como a barreira de tamanho mínimo para albergar a maquinaria biológica. Estes micróbios com forma de filamento foram descobertos pela geóloga Philipa Uwins, nos mares da Austrália, a uma profundidade de 3000 a 5000 metros, onde a pressão é 2000 vezes superior à pressão atmosférica normal.

Quando há uma presa por perto, a larva da libélula dispara um enorme lábio articulado que recorda a pá de uma escavadora. Tal como esta, o “lábio” tem na sua extremidade uns ganchos que apanham a vítima.

O odor dos pés costuma atrair os mosquitos, segundo um investigador da Universidade Agrícola de Wageningen. Noutra das suas investigações, também descobriu que estes insectos preferem atacar primeiro as pessoas que acabaram de comer bananas.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...