A Estação Espacial Internacional (EEI) planeia construir o primeiro hotel no espaço para explorar o crescente mercado do turismo privado, disse à imprensa um executivo da empresa.
Uma companhia russa, em conjunto com a Agência Federal Espacial russa Roscosmos e a corporação russa ‘Energia’, esperam poder propor aos turistas um alojamento cósmico num futuro não muito longínquo. E asseguram que será muito mais confortável do que a Estação Espacial Internacional.
A companhia está actualmente à procura de investidores para construir uma estação espacial privada que alojaria até sete pessoas e que funcionaria como um hotel, detalhou Alexander Derechin, o responsável a cargo do desenho na companhia.
O chefe da Orbital Technologies, Serguéi Kostenko, informou que o hotel espacial terá 4 divisões de 20 metros cúbicos, o que será suficiente para 7 pessoas. Haverá também duas janelas espaciais: “isso é muito importante para um voo cósmico, porque assim todos têm a possibilidade de observar a terra, as estrelas, as cores incríveis, e é normal que os turistas tirem fotos”, comentou o especialista. Na sua opinião, a instalação será muito mais confortável que a Estação Espacial Internacional.
“Por todo o mundo estão a ser construídas naves espaciais comerciais, que terão de voar para algum lado”, disse Derechin à Reuters.
O interesse pelo exclusivo turismo espacial cresceu imenso nos último anos. A Virgin Galactic, uma filial da Virgin Atlantic Airways, disse já este ano que deseja fazer testes de lançamento de voos espaciais em 2011.