História do Futebol no Brasil

História do Futebol no Brasil

História do Futebol no BrasilConheça a história do futebol, saiba como surgiu no país, os primeiros times e os primeiros campeonatos de futebol no Brasil.
A bola, um dos centros das atenções dos jogadores e  o objeto mais importante para um jogo de futebol, possui origens e diversas culturas antigas, porém, não é possível afirmar que estas culturas utilizavam a bola para praticar atividades como o futebol, não havia definições de regras, ou ainda vestígios que afirmem que estas culturas praticavam esporte semelhante. No decorrer dos tempos, estas culturas obtiveram releituras de suas práticas com a prática de futebol, ou seja, no decorrer dos tempos, estas práticas foram se aproximando cada vez mais do que atualmente é conhecido como futebol.

Como Surgiu o Futebol no Brasil

Como o futebol tem uma origem inglesa, sendo derivada de uma prática italiana na qual era praticada atividade semelhante ao futebol na era medieval, sendo posteriormente lapidada, e transformada em esporte por volta do século XVII na Inglaterra, sendo assim, Charles Miller que se mudou para a Inglaterra aos nove anos de idade, obtendo então contato com o esporte e ao retornar para o Brasil em 1894, trouxe o esporte consigo. A primeira bola e o conjunto de regras foram trazidos ao Brasil pelo então Charles Miller patrono do esporte, no território nacional. Com a disseminação do esporte no país, começaram a ser organizados diversos campeonatos, até que foi formado o primeiro time de futebol em 1888, o São Paulo Athletic.

Primeiros Times de Futebol do Brasil

Os primeiros times a serem fundados foram: São Paulo Athletic Club, no dia da abolição da escravatura; Esporte Clube Vitória foi fundado em 1899; Esporte Clube Rio Grande foi fundado no ano de 1900 e logo em seguida é fundado a Associação Ponte Preta; Em 1902 foi fundado o clube do Fluminense; Em 1905 o Grêmio de Porto Alegre foi fundado; Em 1904 foi fundado o Bangu Atlético Clube e o Botafogo Futebol e Regatas; Em 1908 e 1910 foram fundados os clubes Atlético Mineiro e Esporte Clube do Corinthians;
Todas estas memórias do futebol podem ser vistas no museu do futebol na praça do Pacaembu, ao lado do estádio de futebol que recebe o mesmo nome, podendo então obter muitas informações nostálgicas a respeito do times de coração.

Primeiros Campeonatos de Futebol no Brasil

Os primeiros campeonatos realizados não possuíam exatamente times, mas os grupos relacionados ao esporte se organizavam de forma que pudessem disputar as partidas, sendo o primeiro campeonato realizado um ano após a chegada da prática do futebol no Brasil, em 1895. Entre um time paulista de nome simbólico e o time da companhia de gás, de modo informal.  Em 1900 foi realizado ainda um campeonato gaúcho, e então os times já possuíam nomes e uniformes e até mesmo suas organizações hierárquicas, como técnicos e reservas, como um verdadeiro time.
Os campeonatos eram organizados de modo informal, tornando ainda mais difíceis suas documentações, porém, muitos outros campeonatos a partir do ano de 1900, onde os pequenos times recém-fundados eram desafiados a partidas com organização ainda dos jogadores que atuavam em campo. Algumas imagens destes fatídicos tempos também podem ser observadas no museu do futebol, podendo ainda obter maiores conhecimentos a respeito de seu patrono.
15

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...