merlin

A História do Feiticeiro Merlin | O Poderoso Feiticeiro da Lenda Arturiana

merlinTodos nós ouvimos falar da história do feiticeiro Merlin. É um feiticeiro poderoso e encantador que aparece na lenda do Rei Artur como seu fiel companheiro e professor. Esta figura lendária tem as suas raízes na tradição celta e há diferentes histórias sobre ele em que lhe são atribuídos diferentes poderes e qualidades. Há mesmo alguns historiadores que dizem que, na realidade, o feiticeiro Merlin foi a soma de muitas outras personagens da época. Se quiser saber mais, junte-se a nós para descobrir quem era Merlin, o feiticeiro que, diz-se, conhecia a essência de todas as coisas.
O Ciclo Arturiano é a coleção de todas as histórias que contam a história de Artur, o antigo rei da Grã-Bretanha. Estas histórias combinam factos reais e fictícios, por isso ainda hoje existem dúvidas se foram baseadas em personagens reais. Por esta razão, é questionável se o Merlin realmente existiu. Caso ele fosse real, diz-se que teria vivido no País de Gales durante o século VI. Real ou não, a verdade é que Merlin é o feiticeiro mais famoso da literatura europeia e a sua figura inspirou muitos outros feiticeiros.

Quem era Merlin?

Segundo a lenda de Merlin, ele nasceu da união de uma mulher, filha de um rei poderoso (em algumas versões diz-se que ela era uma freira), e de um íncubo, uma espécie de demónio sexual. Desta forma, a natureza estranha do seu pai daria ao feiticeiro Merlin todos os seus poderes. Embora este feiticeiro seja retratado como um fiel e bom aliado de Artur que, além disso, luta contra o mal e usa magia branca, alguns estudiosos da história do feiticeiro Merlin afirmam que a sua figura é bastante contraditória porque o feiticeiro Merlin tem dentro de si a semente do mal. Por esta razão, em algumas histórias ele não faz nada de bom.
Diz-se que a história do feiticeiro Merlin tem a sua origem em Myrddin Wyllt, um profeta louco pertencente à tradição medieval galesa. Aparentemente, Myrddin enlouqueceu quando o seu rei morreu e permaneceu durante anos na floresta, de onde emergiu transformado e “conhecendo a essência de todas as coisas, a sua transformação e renovação”, como diz a lenda de Merlin. A história desse homem foi recolhida por Geoffrey de Monmouth, um clérigo britânico nascido por volta de 1100. Mais tarde, em 1136, escreveu a “História dos Reis da Grã-Bretanha”, obra pela qual lhe é creditada a criação da figura e lenda de Merlin. Desta forma, Geoffrey foi um dos principais promotores da lenda arturiana e que introduziu a figura de Myrddin como o feiticeiro Merlin.
Por outro lado, não era apenas a ideia de Myrddin que inspiraria a lenda de Merlin. Aparentemente, Geoffrey também se baseou em Ambrose Aurelian, uma figura romana que liderou na guerra romano-britânica. Diz-se que Merlin foi formado a partir desta mistura fictícia, embora a intenção de Geoffrey seja incerta, uma vez que curiosamente manteve o personagem de Ambrose separado.
Embora tenha sido graças a Geoffrey que a imagem de Merlin foi popularizada, ele nunca mencionou quem era Merlin na educação de Arthur, nas suas histórias nunca sequer se encontraram. A ideia de que Merlin era o mentor do rei nasceu das variantes dos contos galeses. Em qualquer caso, ninguém sabe quem foi Merlin, uma vez que não existe nenhum documento real sobre ele.

Os poderes do feiticeiro

Agora, na história do feiticeiro Merlin, ele possui muitos poderes extraordinários. Entre eles, ele poderia transformar-se e mutar-se em qualquer tipo de criatura ou objeto. Poderia ser invisível e comunicar com qualquer tipo de ser, mesmo com espíritos. Tinha também um grande e ilimitado conhecimento que ultrapassava o poder humano. Para além disso, possuía a chave dos elementos e podia transcender as barreiras do tempo.
Por outro lado, na lenda de Merlin diz-se que ele tinha uma relação importante com a natureza, especialmente com a floresta. A macieira é a sua árvore favorita que o simboliza, já que é a representação do conhecimento, da iniciação e da imortalidade. Em todas as histórias sobre ele tem domínio tanto sobre o mundo vegetal como animal, é também conhecido como domador de dragões, mesmo em várias ocasiões transformando-se em um deles. Além disso, diz-se que ele tinha o dom de ver o futuro, por isso todos temiam as profecias do feiticeiro Merlin.

Quando Merlin se confunde com a história de Artur

A história do feiticeiro Merlin começa muito antes de ele conhecer o futuro rei. De facto, só muito mais tarde é que este mágico foi relacionado com as lendas do ciclo arturiano, porque até ao século XII apareceram como personagens independentes não relacionadas. No entanto, a relação entre Merlin e Artur data de antes do nascimento do futuro rei, uma vez que este feiticeiro estava encarregue de ser o seu pai.
A mãe de Artur é Lady Igraine que foi noiva do Duque Gorlois. Apesar disso, o rei Uther Pendragon, pai de Artur, estava loucamente apaixonado por ela e pediu a Merlin que o ajudasse a dormir com ela. Merlin, conhecendo o próspero destino de Artur, concordou em ajudar o rei na condição de lhe dar a criança nascida desta união. Uther aceitou o acordo com Merlin, que lhe deu o disfarce de Gorlois para se deitar ao lado de Igraine. Depois disto, Uther cumpriu a sua promessa e deu-lhe Artur, que foi criado por Sir Hector e o seu filho Kay.
Depois disto, Gorlois morreu em batalha e Uther pôde casar-se com Igraine. Quando Uther morreu e devido a problemas de sucessão, Merlin forjou uma das mais famosas espadas lendárias da história; a Excalibur e enfiou-a numa pedra para que Artur a arrancasse. Agora, havia um novo rei. Arthur sempre desfrutou da companhia e mentoria de Merlin durante o seu reinado e assim formou a bem conhecida ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda, todos eles contando com o conselho do seu fiel aliado e conselheiro Merlin.

O fim do feiticeiro Merlin

Segundo a maioria dos relatos, a lenda de Merlin não tem fim, pois ele nunca morreu. Na sua velhice, apaixonou-se loucamente por uma bela jovem mulher chamada Nimue. Merlin nomeou-a “Senhora do Lago” porque lhe construiu um palácio no fundo de um lago. Em troca de ela se tornar sua amante, Merlin deveria ensinar-lhe todos os segredos da magia. Algum tempo depois, Nimué começou a desconfiar e a temer Merlin, ao saber que ele era o filho de um demónio.
Nimue enganou Merlin ao perguntar-lhe sobre um encantamento suficientemente poderoso para enjaular um feiticeiro e ao saber disso usou-o contra ele. Merlin viu-se confinado a uma prisão de cristal da qual não era possível sair. Assim, segundo a história do feiticeiro Merlin, ele não está morto e está preso na sua prisão de cristal. Por outro lado, algumas tradições dizem que ele está numa árvore ou numa rocha no fundo de uma floresta antiga.

Algumas curiosidades sobre Merlin

Para além dos factos já mencionados, a história do mago Merlin tem algumas curiosidades, vejamos algumas delas:
  • Diz-se que quando Geoffrey fez a tradução do nome de Myrddin, transformou-o em Merdinus, procurando fazer uma substituição galesa. Contudo, isto significava algo como “o merdoso”, pelo que decidiu mudá-lo para Merlinus, que acabou por se tornar o Merlin que conhecemos.
  • Diz-se que Merlin foi o construtor de Stonehenge, o estranho monumento megalítico que sempre foi um grande mistério. Destinava-se a servir de túmulo de Ambrósio.
  • Diz-se que Merlin queria regressar à floresta, mas Artur pediu-lhe que não o fizesse. Depois de ter sido feito rei, Artur implorou-lhe que não o fizesse e que permanecesse como seu conselheiro para o recém-fundado reino de Camelot.
  • Diz-se que Merlin foi o amante da feiticeira Morgana, que é meia-irmã do Rei Artur e a quem ensinou muitos dos seus truques. (De facto, em algumas histórias esta personagem está misturada com a Senhora do Lago).
Definitivamente, a lenda de Merlin é muito interessante e intrigante. Para além de saber quem foi Merlin, saber a sua história vale a pena por todos os factos que ela pode contar. Agora é a sua vez, diga-nos, conhecia a história do feiticeiro Merlin? Conhece algum outro facto sobre ele? Não hesite em escrever-nos.
4

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...