Ginástica Artística

História da Ginástica Artística

Ginástica ArtísticaSaiba mais a respeito da Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, sua origem e seus grandes recordes mundiais.
Há vários tipos de exercícios e atividades físicas que podem ser feitas de acordo com a escolha e preferências de um indivíduo, permitindo que o mesmo possa movimentar todo o seu corpo seguindo seus gostos pessoais em relação ao tipo de prática que deseja realizar para alcançar diferentes objetivos.
Em questão da ginástica artística, é muito comum visualizarmos esta modalidade em campeonatos maiores e com maior público, assim como a Olimpíadas, fazendo com que grande parte dos praticantes realize este tipo de exercício para, algum dia, conseguir se tornar um grande atleta da modalidade, além dos outros poucos que realizam a atividade para fins de entretenimento, diversão e até mesmo condicionamento do corpo e obtenção de músculos.

Origem da Ginástica Artística

Na realidade, a ginástica artística existe há muito mais tempo do que muitos imaginam, seus primeiros registos foram dados na época da pré-história, porém a mesma somente se tornou uma modalidade reconhecida como exercício físico e atividade em 1881, quando a prática foi adotada por algumas escolas exclusivamente de homens, na Alemanha.
O seu surgimento como desporto olímpico somente foi registado em 1896, sem que sua inclusão e disseminação fosse tardia, fazendo com que a exclusividade somente por homens passasse a ser uma das formas de entretenimento e exercício, também, para o público feminino, onde meninas ingressaram no desporto em 1928, marcando sua presença nos primeiros jogos referentes à modalidade.
As práticas antigas na pré-história influenciaram o modo como conhecemos a ginástica artística nos dias de hoje, porém estas mudanças não foram definitivas, fazendo com que houvessem, ainda, muitas outras adaptações durante a evolução desta modalidade desportiva.

Evolução da Ginástica Artística

Com o surgimento da ginástica artística nos Jogos Olímpicos, a modalidade passou a ser cada vez mais conhecida e admirada, fazendo com que esta divulgação atraísse muitos outros tipos de atletas que desejavam acumular suas medalhas e competir para visualizar quem seria o melhor dentre as disputas. Ao controlar os treinamentos e as práticas que eram realizadas na época e até mesmo com algumas implementações, foi possível disseminar o desporto para todos os interessados, as modalidades, antigamente, somente poderiam ser praticadas pelo público masculino de acordo com os trajes utilizados, pois não era utilizado a parte de cima, porém, após as providências tomadas, mulheres também passaram a competir.
A forma mais próxima da ginástica artística do que podemos visualizar nos dias de hoje surgiu em 1950, nesta época foram implementados os aparelhos, fazendo com que a proximidade dos exercícios com aqueles que podemos observar e praticar atualmente fosse disposta ao público da época, fazendo com que os próprios aparelhos também chamassem atenção de outros novos atletas que passaram a ingressar em escolas para aprender mais sobre a modalidade.

Recordes da Ginástica Artística

Há vários recordes de medalhas na ginástica artística, um dos atletas mais consagrados é Paavo Nurmi, este conseguiu contabilizar 18 medalhas em toda a história dos Jogos Olímpicos. Larysa Latynina, em 1956, alcançou a marca de nove medalhas de ouro, Agnes Keleti, outra grande atleta, conseguiu, na Austrália, atingir a marca de cinco medalhas, três delas foram de ouro e as outras duas de prata.
2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...