teste farmacogénico

Conheça a sua predisposição genética para os fármacos com um teste farmacogenético

Em caso de doença, notou certamente que nem todos os medicamentos têm a mesma eficácia entre diferentes pessoas. Alguns podem até ter efeitos negativos. No entanto, provavelmente poderá estar a questionar-se que medicamentos não pode tomar? Hoje em dia, é possível descobrir tudo isso graças a um teste farmacogenético. Descubra tudo no nosso artigo de hoje.
teste farmacogénico

O que é afinal um teste farmacogénico?

O corpo e o estado de saúde variam de uma pessoa para outra. Uma droga eficaz numa pessoa pode não ser necessariamente eficaz noutra. É por isso que é importante saber que medicamentos podem ser administrados ao nosso corpo. Este é o principal objetivo do teste farmacogenético proposto por empresas como a 24Genetics. Na verdade, é um teste realizado para descobrir a predisposição genética para muitos medicamentos. O teste é baseado no ADN de uma pessoa de modo a conhecer os possíveis riscos que uma droga pode causar. É também a melhor alternativa para saber de antemão se o medicamento é eficaz ou não.

Quais são as vantagens deste género de teste?

Numa emergência, a medicação deve ser tomada imediatamente. Mas, e se o medicamento prescrito for ineficaz para a pessoa quando ela mais precisa dele? De modo a evitar tais casos, seria ideal conhecer antecipadamente os diferentes medicamentos que não pode tomar e os que são ineficazes para si. Com um teste farmacogenético da 24Genetics, o seu médico saberá que tipo de medicação não pode tomar. Como resultado, ele ou ela saberá antecipadamente quais são os medicamentos que o ajudarão a recuperar mais rapidamente. Desta forma, o resultado da medicação é mais eficaz.

Quanto tempo demora a saber o resultado?

De uma forma geral, os resultados do teste estão disponíveis após duas semanas. Um especialista irá informá-lo que medicamentos não pode utilizar e que precauções deve tomar no seu próximo tratamento. Ele ou ela também lhe dará uma lista de medicamentos que deve tomar com cautela. Assim que tiver os resultados, pode levá-los ao seu médico de família para que lhe possa dar os medicamentos mais indicados às suas necessidades. Desta forma, poderá também determinar a melhor dosagem para um resultado mais satisfatório. Isto acelera o seu tempo de recuperação e reduz o risco de anomalias que possam surgir com a toma de um medicamento.

Quem pode fazer um teste farmacogénico?

Basicamente, todos pode fazer testes farmacogénicos. Isto porque as doenças podem ocorrer em qualquer altura. E em qualquer situação, a medicação deve ser tomada rapidamente. Ignorar a medicação mais acertada para cada caso pode atrasar a recuperação. Conhecer a sua predisposição genética para os medicamentos facilita para o seu médico ter uma ideia sobre os melhores medicamentos que pode tomar. Isto evita efeitos colaterais indesejados e faz com que se restabeleça o mais depressa possível. E, claro, evita o desperdício de dinheiro em medicamentos ineficazes.
E você? Já conhecia os testes farmacogenéticos? Será que já fez algum? Também gostaríamos de saber a sua opinião ou experiência sobre estes testes. Partilhe connosco a sua experiência. Teremos todo o gosto em ler a sua opinião.
6

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...