Formigas zombies

Formigas zombies

No Brasil foram encontrados quatro espécies de fungos do género ‘Ophiocordyceps‘ com um comportamento próprio de um filme de terror, que infectam formigas e as manipularam a seu belo prazer.

Os fungos foram descobertos na Zona da Mata, no estado brasileiro de Minas Gerais, e pertencem a um grupo de fungos «zombificadores» que contaminam as formigas e modificam o seu comportamento, matando-as depois de terem transportando as suas esporas na cabeça para a sua disseminação.

A investigação foi realizada por Harry Evans e David Hughes da Universidade da Pensilvânia (EUA) e é descrita na revista digital PLoS ONE.

O trabalho é considerado como muito importante, dado que se centra na interacções biológicas complexas desconhecidas até ao momento em habitats ameaçados.

As quatro novas espécies são precedentes da selva tropical atlântica do Brasil, o ponto de biodiversidade mais em risco e degradado do planeta. Já cerca de 92 % do território original que ocupava entretanto desapareceu.

Os investigadores desconheciam o comportamento parasitário dos ditos fungos que combate esta fragmentação do habitat.

Os autores do trabalho mostram que cada uma destas quatro espécies está altamente especializada numa espécie de formiga e possui um conjunto de adaptações e tipos de esporos para assegurar a infecção. O ciclo de vida destes fungos é bastante complicado.

Esperemos que esta infecção não passe das formigas…

Deixo aqui um vídeo:

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...