Auroras boreais, glaciares, lagos geotérmicos, vulcões, géiseres e uma infinidade de maravilhas naturais são as grandes atrações deste pequeno país europeu, juntamente com a amabilidade e bonomia das suas gentes. A Islândia transformou-se em pouco tempo num dos destinos turísticos mais procurados em todo o mundo. Por alguma razão será. Descubra aqui 30 fatos e curiosidades sobre a Islândia. O pequeno país do gelo e do fogo.
30 Curiosidades sobre a Islândia
Esta ilha situada no Atlântico Norte, com uma população total de pouco mais de 330.000 habitantes, tem uma história fascinante: dali partiram os vikings que chegaram à América antes de Cristóvão Colombo.
As curiosidades e fatos sobre a Islândia foram divididos por temas para facilitar a leitura. Esperamos que gostes!
Curiosidades políticas e geográficas da Islândia
- A Islândia é a segunda maior ilha da Europa, logo depois da Grã-Bretanha e a décima-oitava do mundo.
- Uma das maiores curiosidades sobre a Islândia é o fato de não haver formigas na ilha devido ao frio. Nos últimos anos foram observadas algumas espécies a viver em casas, mas não são espécies autóctones da ilha.
- Também não vais encontrar mosquitos na Islândia.
- A cerveja era considerada uma bebida ilegal até 1989. Surpreendente!
- Na Islândia quase 85% da energia utilizada é procedente de fontes de energia renováveis e metade desta é de origem geotérmica.
- É um dos países onde se consume mais Coca-Cola, mas curiosamente não tem nenhum McDonald’s, apesar desta cadeia de restaurante ali se ter estabelecido entre 1993 e 2009, mas como não teve sucesso acabou por fechar.
- Se viveres na Islândia não podes ter nem uma tartaruga, nem um lagarto ou uma serpente como animal de estimação. É ilegal.
- É considerada a mais antiga democracia do mundo estabelecida no ano de 930. Desde esta data que a comunidade independente da Islândia tem sido governada pelo parlamento (Althingi).
- O desporto nacional não é o futebol como acontece na maioria dos países da Europa, mas o andebol.
- A maioria dos islandeses não tem apelido. Praticamente ninguém tem apelido, ou quem tem é filho de alguém que não nasceu na Islândia. Tomam como apelido o nome dos seus pais mais o sufixo “son” para os homens, ou “dóttir” para as mulheres. A lista telefónica é ordenada pelo nome próprio e a profissão para reduzir as ambiguidades.
- Entre as curiosidades sobre Islândia está a ausência de florestas. Quase não existem. Apenas uma quarta parte da ilha tem vegetação e somente 1% do solo islandês é cultivável.
- Uma das consequências da erupção do vulcão Laki, entre 1783 e 1784, foi o desaparecimento de quase um quarto da população islandesa. Para além disso e por este mesmo motivo 20% dos habitantes emigraram para os Estados Unidos ou para o Canadá.
- A Islândia teve a sua primeira presidente eleita democraticamente em 1980. E foi no ano de 2009 que foi eleita a primeira chefe de estado assumidamente lésbica em todo o mundo.
Paisagens da Islândia
- As paisagens da Islândia são uma das suas maiores atrações e são diferentes consoante a região da ilha.
- No norte, as paisagens da Islândia são formadas por campos de lava, colinas escarpadas e cascatas turbulentas.
- Em Reykjanes encontrarás mais faróis do que povoações. Poderás ver também a famosa Lagoa Azul e extensos campos de lava.
- Vatnajökull é o maior glaciar da Europa e é maior que todos os outros juntos.
- Como já dissemos anteriormente, uma das curiosidades da Islândia é não ter praticamente florestas, no entanto a maior do país fica no leste da ilha, bem como as melhores terras de cultivo.
- No sul poderás percorrer os 300 quilómetros do Golden Circle, uma das atrações turísticas mais visitadas e ver as maravilhosas paisagens da Islândia, bem como a famosa cascata Skógafoss que muitos dizem ser a mais bela da Europa.
Idioma da Islândia
- O idioma falado na Islândia é o islandês. É uma língua com origem no antigo idioma nórdico.
- Uma das curiosidades da Islândia tem a ver com a língua que se mantém praticamente inalterada há séculos. Devido a este fato, os islandeses conseguem ler facilmente textos escritos há mais de 1.000 anos.
Comida na Islândia
- Na Islândia come-se puffin (papagaio-do-mar) e o coração desta ave é considerado um delicioso manjar.
- A comida típica da Islândia é muito à base de peixe, mas também inclui o skyr (uma espécie de iogurte), cordeiro fumado ou hanhikjöt, cabeça de cordeiro assada num prato típico da Islândia que se chama “sviŏ” e o harŏfiskur e que consiste em pedaços de peixe seco com manteiga ou couve.
- Também comem coisas que podem parecer estranhas para nós como carne de baleia, carne de tubarão praticamente putrefacta (hákari) ou súrsaöir hrútspungar que são testículos de carneiro fervidos e curados.
Capital da Islândia
- A capital de Islândia é Reiquiavique. É a capital mais setentrional do mundo.
- 60% da população da Islândia vive em Reiquiavique.
Vulcões da Islândia
- O vulcão mais famoso da Islândia é o Eyjafjallaökull. Este vulcão islandês de nome impronunciável para nós, entrou em erupção a 21 de Março de 2010 após um período de inatividade de 189 anos. As nuvens de cinza da erupção interromperam o tráfego aéreo em toda a Europa.
- A Islândia é cruzada por uma cordilheira vulcânica, o que torna este país na zona vulcânica mais ativa do mundo, com uma erupção a cada cinco anos em média. Hoje em dia tem entre 30 e 40 vulcões ativos. As lendas da Islândia atribuem ao vulcão Hekla a entrada direta para o inferno.
Lendas da Islândia
- Segundo as estatísticas, a maioria dos islandeses acredita em elfos e são apaixonados pelas lendas da Islândia. Se viajar para este país poderá ver alguns caminhos que se desviam para não passar sobre as zonas onde se acredita que vivem os elfos.
- Os elfos na Islândia têm o nome de Húldufolks. São seres invisíveis que povoam uma grande parte das lendas islandesas.
Já conhecias algumas destas curiosidades sobre a Islândia? Conheces outras? Partilha-as connosco!
JAMIL Ribeiro
lugar maravilhoso. Só que muito frio. para quem mora em lugares quentes so mesmo para um passeio rápido. Lindas paisagens.