Factos Curiosos Sobre a Gaguez

Alguns Factos Curiosos Sobre a Gaguez

Factos Curiosos Sobre a Gaguez
A gaguez não é uma doença. Ser gago também não significa ter uma deficiência. Irás então querer perguntar: então a que isso se deve? Neste artigo vamos contar-te alguns factos curiosos sobre a gaguez.
  • As pessoas gagas são perfeitamente normais. A única coisa que acontece é que precisam de mais tempo para expressar as suas ideias.
  • Outro dos factos curiosos sobre a gaguez é que afecta mais os homens do que as mulheres.
  • Muitas pessoas famosas eram gagas, como por exemplo Demostenes, um orador ateniense que viveu entre os anos de 384 e 322 AC. Demostenes colocava pequenas pedras dentro da boca para melhorar o volume da voz e acabar com a gaguez.
  • Outros pessoas famosas que sofreram desta patologia foram: Miguel de Cervantes, Isaac Newton, Marilyn Monroe, Jorge VI, Charles Darwin, Winston Churchill e Clara Barton, entre muitos outros.
  • A gaguez pode ser curada se for detectada precocemente e ainda for possível fazer uma reeducação linguística a tempo.
  • Aristóteles defendia que as pessoas gagas eram assim porque pensavam mais rápido do que conseguiam falar. Segundo ele, as suas ideias fluíam com tanta velocidade que se aglomeravam na boca e não saíam de forma fluída.
  • O discurso do Rei” é um filme que abordou o tema da gaguez de uma forma até bastante educativa. Neste filme é contada a história de George VI (Pai da Rainha Isabel II), um rei gago que tinha de fazer discursos frequentes aos súbditos. Na procura de uma possível cura, o rei encontra uma pessoa que através de uma técnica muito curiosa consegue evitar que George VI não gagueje durante os seus discursos.
  • No ano de 1608 o Dr. Febricus Hildanus encontrou “a cura da gaguez”. Segundo este médico, a gaguez acontecia porque os gagos tinham um frênulo da língua muito grosso, pelo que a solução era cortá-lo. Evidentemente que esta solução cirúrgica não melhorou em nada esta condição, mas foi mais um dos factos curiosos sobre a gaguez.
Apesar de todos os avanços da ciência, ainda não existe nenhuma cura definitiva para a gaguez. Apesar de tudo, existem alguns tratamentos de reeducação que ajuda a melhorar este problema da fala.
28

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...