Os espanta-espíritos têm estado muito na moda ultimamente e podemos encontrá-los em muitas lojas porque também são usados como objectos de decoração. Mas sabes realmente para que servem os espanta-espíritos?
Os espanta-espíritos são os amuletos de uma tribo indígena americana chamada Ojibwa que os utilizavam para afastar as más energias. O nome de espanta-espíritos que usamos em português é uma tradução do inglês “dreamcatcher”, mas o seu nome original era asabiskeshiinh que significa teia de aranha na língua dos Ojibwa.
Nos anos 60 começaram a vender-se os espanta-espíritos como objectos decorativos, mas a maioria das pessoas desconhece qual o seu uso e a lenda que escondem.
Componentes do espanta-espíritos
Os espanta-espíritos são feitos com os seguintes componentes:
Círculo
Representa o cosmos, os quatro pontos cardeais e a roda curativa. No norte está o ar, no sul a água, no este o fogo, e no oeste a terra.
Penas
É o principal símbolo da energia e são elas que filtram os sonhos bons.
Contas
As contas ou sementes perfuradas são colocadas segundo o gosto da pessoa e representa o poder individual.
Como funciona o espanta-espíritos?
Deve ser cortado um dos fios que formam a rede do espanta-espíritos para interromper os maus sonhos, para que estes nunca sejam cumpridos. As penas barram os maus hábitos. Para activar o espanta-espíritos é preciso carregá-lo com energia positiva. Para isso é necessário logo de manhã cedo colocá-lo à altura do coração em frente ao sol e fechar os olhos enquanto pensamos nos melhores momentos de felicidade da nossa vida para que esta energia positiva permaneça no amuleto durante anos. É bom colocá-lo na mesa-de-cabeceira a proteger os nossos sonhos.
A energia negativa dos pesadelos é apanhada no centro do círculo. E quando chega o sol da manhã esta energia negativa é transformada em energia positiva que é libertada pelas penas para o ambiente circundante.
Os espanta-espíritos devem estar pendurados de forma a não se movimentarem, garantindo ainda que o sol entra pela janela e os ilumine.
Se os fios se gastarem com a passagem do tempo e as penas se deterioram, então o melhor é queimá-lo e comprar um novo.
Como se limpa um espanta-espíritos?
Para limpar o espanta-espíritos deve acender um pouco de sálvia e quando o fogo se extinguir, o fumo vai limpar o espanta-espíritos. Há que fazer com que o fumo passe várias vezes pelo espanta-espíritos para que as más energias se vão embora.
Tu tens ou gostavas de ter um espanta-espíritos? O que sabes sobre eles?