Em que se sonha quando se dorme? Segundo os especialistas já se estão a estudar formas de o descobrir. Segundo eles rapidamente será possível espiar os sonhos alheios e partilhar os nossos próprios sonhos.
Deirdre Barret, psicóloga da Universidade de Harvard, utilizou a técnica de “incubação de sonhos” para que os seus estudantes resolvessem um enigma enquanto dormiam
Primeiro criou-lhes uma imagem mental do problema e pediu-lhes para ser a última pessoa que vissem antes de dormir. Recomendou-lhes também para não saltar da cama ao se levantarem, para recuperar o que haviam sonhado, pois qualquer distracção elimina a recordação do sonho.
Barret descobriu assim que 25% dos estudantes encontrou a solução do problema enquanto dormia.
Mas existem outros métodos de influenciar os sonhos alheios. Por exemplo, “estimular o corpo com agua”, sugere Mark Balgrove, psicólogo da Universidade de Swansea e especialista em sonhos e estados de consciência: “Assim, a sensação física incorpora-se no sonho”. E acrescenta: “Também é possível fazê-lo antes de dormir, sugerindo o que sonhar. Funciona se for algo que interesse à pessoa. Se duas pessoas acreditam que se podem encontrar em sonhos, poderiam provocar um encontro onírico”.