semear nuvens

Dubai provoca “chuva falsa” para combater o calor sufocante

Uma onda de calor fez com que a região do Dubai atingisse os 50 °C, algo que estão a tentar controlar com uma nova tecnologia de chuva artificial.
semear nuvens
Para isso, uma equipa de cientistas nos Emirados Árabes Unidos (EAU) está a tentar melhorar a precipitação neste país seco e quente, fornecendo eletricidade às nuvens utilizando a nova tecnologia de “drones”, conhecida como ‘sementeira de nuvens’.
Assim, o Centro Meteorológico Nacional para as operações dos Emirados conduziu uma operação de “semear” nuvens para aumentar a pluviosidade.  Em primeiro lugar, foram emitidos avisos meteorológicos para o leste do país pela possibilidade de formação de nuvens convectivas (que provocam precipitação e ventos com velocidades de 40 km/h, e que se formam devido às altas temperaturas e provocam o aumento do ar quente e húmido do ar mais fresco circundante presente na atmosfera).

Semear nuvens para resolver o problema da água doce

A pluviosidade, também conhecida como precipitação artificial, chuva artificial ou pluvicultura, é a produção deliberada ou o aumento da precipitação para minimizar a seca ou o aquecimento global. Embora possa parecer ficção científica, a investigação sobre a sementeira de nuvens data dos anos 40; contudo, só nos últimos anos é que a tecnologia revelou-se eficaz.
Para tal, os drones libertaram uma carga elétrica para as nuvens, causando a sua coalescência e gerando chuva.  Segundo o Centro Meteorológico Nacional dos EAU, a tecnologia é favorecida em relação a outras formas de sementeira de nuvens porque utiliza eletricidade para gerar chuva em vez de produtos químicos.
Como este país do Médio Oriente recebe muito pouca precipitação por ano e temperaturas de verão que excedem rotineiramente 47 ou 48 °C, o governo investiu um total de 15 milhões de dólares em nove projetos desde 2017, na esperança de aumentar a precipitação na região. Seja como for, é importante notar que, embora a sementeira de nuvens possa ser benéfica, não irá abortar as causas profundas da seca, nem é um método infalível para este problema…

Porquê usar a sementeira de nuvens?

Há muitas razões para usar a sementeira de nuvens ou semear nuvens.  As estâncias de esqui utilizam esta tecnologia para aumentar a queda de neve. As empresas hidroelétricas também o fazem, porque mais neve significa mais escorrimento na primavera. E mais escorrimento significa mais água para a eletricidade. A sementeira de nuvens também pode limpar o nevoeiro, transformando-o em precipitação. Isto pode ajudar a melhorar a visibilidade em torno dos aeroportos, por exemplo.
7

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...