A ciência comprovou que aquela famosa frase “O dinheiro não compra a felicidade” está relativamente errada. O dinheiro compra, sim, a felicidade. Mas, somente se o seu pomposo proprietário possuí-lo em quantidade superior aos seus amigos e vizinhos.
Um recente estudo científico demonstrou que, na verdade, um bom carro próprio, uma bela casa, bem como determinados artigos de luxo, realmente nos faz bastante felizes e se forem melhores do os das pessoas mais próximas, essa felicidade se redobra. Na Inglaterra, a impossibilidade de se conseguir um status superior, está convertendo uma boa parte dos ingleses em “infelizes crônicos”.
A pesquisa intitulada “Dinheiro e Felicidade”, durou sete anos e envolveu mais de 10.000 pessoas que responderam sobre a reação existente entre o dinheiro e o bem estar que ele proporciona. O estudo chegou a conclusão de que se é mais feliz quando se possui mais recursos do que os nossos vizinhos e amigos.
Esta curiosa situação é fruto da importância crecente que o dinheiro vem tendo nos últimos quarenta anos: podemos ter um bom automóvel, mas, os nossos vizinhos, não. Se todo mundo possui os mesmos recursos e o mesmo bem estar que nós, a idéia de status social diminui e, com ele, a nossa real felicidade.
Fonte: Telegraph