Deusas da Mitologia Grega

Deusas da Mitologia Grega

Deusas da Mitologia GregaAs divindades femininas da mitologia grega eram vistas como sensuais, inteligentes e habilidosas. Conheça algumas delas.
Os gregos criaram muitos mitos para preservar a história de seu povo, por não conseguir explicar de forma científica os acontecimentos históricos e os fenómenos da natureza, usaram da imaginação e criaram figuras mitológicas, como heróis, titãs, deuses, centauros, que começaram a fazer parte da vida dos gregos.
Alguns desses seres eram mortais, filhos de deuses com seres humanos, outros eram uma mistura de animal com ser humano, já as ninfas, costumavam habitar os campos e bosques. Segundo os gregos, os deuses habitam o topo do monte Olimpo e tinham o poder de influenciar a vida das pessoas. Algumas deusas da mitologia grega tiveram grande importância, vejamos:

Afrodite

Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Segundo a mitologia, Afrodite nasceu quando Crono cortou os órgãos genitais de Urano e os deitou nas águas do mar. Das bolhas que surgiram, levantou-se Afrodite. Por ser muito bela, os deuses sentiram-se amedrontados pelo ciúme que ela poderia causar, tirando-lhes a paz e gerando guerras, por isto Zeus casou-a com Hefesto, que não apresentava ameaça a eles.

Hera

Deusa das mulheres e do casamento, irmã e esposa de Zeus. Administrava a fidelidade conjugal, vaidosa e de presença majestosa. Foi coroada por várias vezes e carregava em sua mão uma romã, que simbolizava a fertilidade, o sangue e a morte. Muito ciumenta, tinha rancor de todas as amantes de seu esposo, menos de Maia e seu filho Hermes, pois ficou admirada com a beleza e sabedoria de ambos.

Atena

Deusa da guerra, civilização, justiça e sabedoria. De acordo com o mito, é filha partenogénica de Zeus, a qual nasceu de sua cabeça totalmente armada. Nunca se casou, nem teve amantes, sendo virgem eternamente. Por ser muito forte, vencia todas as guerras, tornando-se assim divindade do panteão grego.
Além dessas, Ártemis, Demérer, Persófone e Héstia eram também divindades femininas, que segundo a mitologia, viveram numa sociedade patriarcal, muito antes do nascimento de Cristo.
16

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...