tsunami japão

Desastres naturais: os 5 tsunamis mais destrutivos da história

tsunamiOs tsunamis são um dos desastres naturais mais devastadores que existem. Normalmente são originados por um maremoto (quando o abalo sísmico acontece no mar), embora também possam ocorrer devido a outras causas, como por exemplo deslizamentos massivos de terras ou impactos de meteoros.

Os tsunamis são originados por uma força que desloca uma massa de água que vai crescendo em corpo e velocidade à medida que avança pelo oceano e vai contra as zonas costeiras. Nalguns casos a onda não é tão grande ou o maremoto não foi perto suficientemente da costa para haver um grande impacto, mas a sua capacidade de destruição pode ser imensa.

De seguida vamos conhecer os 5 tsunamis mais devastadores da história recente da humanidade.

 

Tsunami do Oceano Índico em 2004

tsunami indonésia 2004Este foi um dos desastres naturais mais devastadores da história e aconteceu no dia 26 de Dezembro de 2004 ao largo da costa de Sumatra, na Indonésia, a partir de um terremoto com 9.1/9.3 graus na escala de Richter. Segundo as estimativas oficiais, mais de 230 mil pessoas morreram devido a esta catástrofe.

 

Tsunami de Lisboa em 1755

terramoto de lisboaAconteceu no dia 1 de Novembro de 1755 e foi originado por um terremoto que teve lugar no oceano Atlântico. Este terremoto terá provavelmente alcançado os 9.0 graus na escala de Richter, estimando-se que tenha provocado mais de 10 mil vítimas.

 

Tsunami de Arica em 1868

tsunami aricaNo dia 16 de Agosto de 1868, um terremoto de 8.5 graus afectou a costa do Peru e do Chile, destruindo Arica. Esta catástrofe ceifou a vida a mais de 70 mil pessoas.

 

Tsunami de Messina em 1908

messina 1908No dia 28 de Dezembro de 1908 um terremoto com 7.5 grau na escala de Richter provocou um enorme tsunami que arrasou completamente a cidade de Messina em Itália. Estima-se que o número total de vítimas tenha ascendido a 200 mil.

 

Tsunami do Japão em 2011

tsunami japãoNo dia 11 de Março de 2011 aconteceu um dos desastres naturais recentes mais devastadores. O tsunami do Japão foi provocado por um terremoto com magnitude 9.0 na escala sismológica de magnitude de momento, e ceifou a vida de mais de 18 mil pessoas.
 Impressionante não? A força de destruição deste tipo de catástrofe natural é imensa. É por este motivo que os tsunamis são um dos desastres naturais mais temidos, pelo que as cidades costeiras que se encontram em zonas mais sensíveis estão cada vez mais a tomar medidas para tentar minimizar um desastre desta dimensão.

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...