Durante a sua carreira, David Bowie pareceu ter sempre uma relação especial com o espaço. Para além de hits como Space Oddity e Life on Mars, o britânico chegou mesmo a utilizar o alterego de Ziggy Stardust, uma fabulosa estrela rock alienígena que nos visitou através do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.
Uma nova constelação para uma grande estrela
David Bowie usou esse icónico raio vermelho e azul na capa do álbum Aladdin Sane, publicado em 1973. Desde então que este álbum se transformou num verdadeiro símbolo da sua obra, tendo sido nele que os astrónomos se inspiraram para escolher a constelação que seria registada em honra do músico.
Compreende as estrelas Sigma Librae, Spica, Alfa Virginis, Zeta Centauri, SAA 204 132 e Beta Sigma Octantis Trianguli Australis. Juntas, estas 7 estrelas formam um raio e dão a Bowie o seu próprio lugar no firmamento celeste. Para além disso, estas estrelas podem ser encontradas perto do planeta Marte, planeta ao qual o músico faz referência em várias das suas músicas.
A participação dos fãs de David Bowie
Mas a homenagem não termina aqui e a constelação faz também parte de um projecto ao qual foi dado o nome de Stardust for Bowie e que proporciona aos seus fãs uma oportunidade de expressarem os seus sentimentos pelo artista.
O projecto conta com uma página web onde os fãs podem deixar uma «estrela» dentro dos limites da constelação e que represente a sua canção favorita de David Bowie. Podem até mesmo deixar uma curta mensagem ou comentários sobre a sua escolha.
O espaço já se está a encher de novas estrelas que celebram a obra de David Bowie.
E tu? O que achas desta homenagem?