Voltando ao artigo, até há pouco tempo estive bastante interessado sobre o tema dos sonhos (e quando digo “sonho” refiro-me ao que fazemos ao dormir, não às metas, objectivos, etc) e descobri mais curiosidades do que podia imaginar.
Por exemplo:
-
Sabes qual é o animal que dorme mais?
-
E qual o que menos dorme?
-
Será que as pessoas cegas também sonham?
-
Contar ovelhas ajuda realmente a dormir?
-
E será que acordar um sonâmbulo é mesmo perigoso?
Vamos saber mais sobre estas e outras questões no resto do artigo.
Curiosidades sobre os sonhos e o sono
A primeira coisa que talvez seja curioso conhecer é as fases do sono. Agora sim, vamos ver as curiosidades e dados interessantes sobre os sonhos:
-
Contar ovelhas é inútil para se conseguir dormir: Esta actividade é tão aborrecida que outras preocupações, ideias e problemas acabam inevitavelmente por chegar à mente.
-
Muda os colchões. Os colchões têm uma vida útil entre 8 a 10 anos. Após esse tempo, começa-se ali a desenvolver uma bactéria horrível, que segundo alguns estudos está relacionada com a morte súbita infantil.
-
Dormir pouco (consequências) eleva o risco de ficar resfriado. Foi o que revelou um estudo realizado nos Estados Unidos no ano de 2004.
-
Apenas sonhamos com aquilo que conhecemos.
-
Esquecemos 90% dos nossos sonhos. Nos primeiros 5 minutos depois de despertar, esquecemos metade do sonho, e passados apenas 10 minutos 90% do sonho já foi esquecido.
-
O sono tem várias fases. Uma delas é a fase REM (rapid eye movement ou movimento rápido dos olhos), que é a fase em que os sonhos são mais intensos e costuma ocorrer na última parte do sono.
-
Há culturas em que acreditam que os sonhos são premonições, avisos de algum perigo ou mensagens de algo que irá acontecer no futuro.
-
O mamífero que mais dorme é o Coala. Originário da Austrália, consegue dormir até 22 horas por dia, e quando não está a dormir geralmente está a comer.
-
O coelho e o porco dormem o mesmo que o ser humano. Um total de 8 horas.
-
O animal que menos dorme é o cavalo.
-
As pessoas que deixaram de fumar costumam ter sonhos mais intensos. Pessoas que fumaram durante muitos anos e conseguiram abandonar este mau hábito, referem que os seus sonhos são mais intensos do que o normal.
-
As pessoas cegas também sonham. Apesar das pessoas que nasceram cegas não verem imagens, os seus sonhos são igualmente intensos e envolvem outros sentidos como o som, cheiro e tacto. As pessoas que nasceram com visão e depois a perderam, podem ver imagens nos seus sonhos.
-
Duplicou o número de pessoas que tomam comprimidos para dormir. Isto apenas nos últimos 4 anos.
-
A crença que despertar um sonâmbulo é perigoso é somente um mito.
-
Os portugueses são dos que menos dormem em relação aos restantes europeus, sendo bastante frequente deitarem-se após a meia noite. Será essa uma das causas da baixa produtividade? Que curioso…
-
O recorde de uma pessoa acordada é detido por Randy Gardner que em 1964 (quando tinha 17 anos de idade) se manteve desperto durante 264 horas (11 dias) e 12 minutos. Depois dormiu durante 15 horas, não é um Recorde do Guinness, mas não está mal.
-
Nas baleias e golfinhos os hemisférios do cérebro dormem alternadamente, já que têm sempre de estar conscientes poderem respirar.
-
Em muitas culturas é atribuído um valor profético aos sonhos, sendo encarados como uma mensagem cifrada de origem divina que é preciso descodificar.
-
Somnifobia é um distúrbio das pessoas que têm um medo pavoroso de dormir.
-
Passamos uma terça parte das nossas vidas a dormir.
-
Há muitas teorias sobre o tema, mas ninguém sabe especificamente porque sonhamos.
-
Cerca de 12% das pessoas sonha a preto e branco. O resto sonha a cores.
-
Deixar um comentário neste artigo vai ajudar-te a ter melhores sonhos.
Estas são as curiosidades sobre os sonhos e o sono que achámos mais interessantes. Se alguém conhecer mais algum faça favor de o deixar nos comentários que irei acrescentá-lo à lista.