refrigerante

Curiosidades sobre os refrigerantes

Com o tempo quente dispara o consumo de bebidas refrescantes, embora seja justo dizer que apenas a agua tira realmente a sede e os refrigerantes podem não ser a melhor opção, devido essencialmente à sua composição. Já foram realizados alguns estudos sobre o conteúdo de algumas das mais famosas destas bebidas. Existem mesmo algumas regras para legalizar um refrigerante e quais as características que deve ter para que seja considerado como tal, desde um limite máximo de álcool de 0.5% até à presença obrigatória de anidrido carbónico, açúcar, aromas e extractos de frutas.

refrigeranteNos últimos anos foram criados grandes quantidades de novos sabores, assim como de variedades de sabores já existentes (com ou sem cafeína, com ou sem açúcar, etc.), mas isso nem sempre cumpre as expectativas ou recomendações dos especialistas em saúde.

Poderíamos considerar que metade do mercado dos refrigerantes é dominado pelos de “cola”, que por sua vez se dividem em “sem açúcar” e “sem cafeína”. Enquanto para os refrigerantes não açucarados é necessário utilizar outro tipo de edulcorantes, os que não contêm cafeína precisam de uma maior quantidade de açúcar. Um bom exemplo é a Coca-Cola sem cafeína, que contém cerca de 11,1% de açúcar na sua composição, e no caso da Pepsi-Max, o seu nível de cafeína é o dobro de um refrigerante normal.

Outra das características de alguns refrigerantes é garantirem ter na sua composição uma determinada percentagem de sumo, de preferência laranja ou limão, e as companhias estão obrigadas a dizer que percentagem de sumo possuem. Apesar de que muitos deles efectivamente conterem sumo, outros são feitos a partir de purés e concentrados, havendo mesmo alguns que embora possamos pensar que não levam, são produzidos a partir de aromas e sucedâneos. Vejamos por exemplo a Fanta Laranja (sem gás), que tem 25% de sumo e 12% de açúcar, que com a mesma quantidade de sumo, tem mais açúcar do que qualquer outro refresco com gas. Até mesmo a Fanta Zero tem 0,8 de açúcar na sua composição mas tem 25% de sumo.

Naturalmente que o consumo ocasional de refrigerantes não tem razão para causar qualquer problema, mas se quer apenas acabar com a sede o melhor é mesmo beber agua. Se ainda quiser ter os benefícios das vitaminas, então nem sequer há comparação entre os refrigerantes e um sumo de fruta natural.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...