Curiosidades Sobre os Músculos

Curiosidades Sobre os Músculos Humanos

Curiosidades Sobre os Músculos
O corpo humano é uma “grande máquina” e os músculos são essenciais. Queres conhecer algumas curiosidades sobre os músculos humanos? Então este artigo é para ti.
Atualmente, com esta monopolização do bem estar, é comum olhar dentro de uma academia e ver garotos e meninas bem jovens fazendo a chamada “musculação”, antes a preocupação com a estética física pessoal era colocado em segundo plano, hoje em dia algumas pessoas, cujos pais sustentam e não tem preocupação de contas para pagar, deixam de fazer cursos ou de trabalhar somente para passar o dia na academia malhando.
Ir à academia é um ato muito saudável, e indicado a qualquer custo, porém em horários cabíveis e com tempo regularizado, para que não viva somente em função daquilo. Além de ser algo excessivo, muito dos frequentadores não entendem o funcionamento dos músculos presentes no corpo humano e então abusam da própria força, automaticamente, sendo guiado pela aparência física popularmente chamada de “fortinho”.
O que não pode é que o fato da pessoa se tornar mais “fortinha” prejudique a própria saúde, e por isso é importante conhecer o funcionamento dos músculos e controlar para que toda a estética esteja igualada com a saúde do praticante.
O corpo humano, como visto, é composto por músculos de diversos tamanhos e proporções, e que talvez quase ninguém imagine a presença dele ali, porém, por menos notado que eles sejam, sem eles o ser humano não conseguiria efetuar qualquer tipo de movimento, por mínimo que ele fosse.
Então, fica constatado o que todos sabem, os músculos permitem que o corpo humano faça movimentos de diversas categorias e flexibilidades. Os mesmos movem o nosso corpo em caminhada, agachamentos, impulso, entre outros.
Sem os diversos músculos presentes no corpo ninguém teria a capacidade de falar, abrir a boca, mexer o pescoço, se coçar ou até mesmo digerir um alimento recém-ingerido, enfim, o ser humano não iria conseguir “expor” o movimento que o cérebro esta mandando para o corpo, realizando o processo de “dentro pra fora”.
Isto comprova que, embora não pareçam, os músculos são partes essenciais no funcionamento do corpo humano, sendo responsável desde movimentos comuns até os atritos e choques que o corpo recebe.
Entre os atritos e choques encontrados nesta categoria são comuns as pancadas no dia a dia, as pancadas durante a prática de esporte, ou até mesmo o fato de ficar muito tempo sem exercitar o musculo como deveria e, ao exercitar, sente-se muitas dores, isso é a consequência do musculo estar inchado.
Músculos Humanos

Mais sobre Curiosidades Sobre os Músculos Humanos

Uma das coisas que quase ninguém sabe é a quantidade de músculos que um ser humano possui, é possível afirmar que, em média, 40% do peso do corpo é derivado dos músculos presentes.
Este mesmo corpo tem cerca de 630 músculos em diferentes locais e diferentes funções. Os músculos não tem a função de puxar, mas sim a função de empurrar os movimentos, como uma espécie de explosão forçada para fora do corpo no momento em que eles são acionados.
O mais interessante com relação aos movimentos dos músculos é que, algumas pessoas se perguntam como os músculos não puxam se o movimento dos dedos pode ser realizado tanto para frente quanto para trás, e a resposta para isto é bem simples, pois, cada musculo que faz um movimento tem um outro em outro local o acompanhando fazendo o movimento contrário, sendo assim chamado de “funcionamento aos pares”. Estes movimentos servem para que o musculo não se estique por inteiro para que não haja a famosa “distensão muscular”, muito comum em atletas justamente pelo fato de que os movimentos exigidos pelo musculo são muito mais bruscos e comprometem bem mais o funcionamento inverso deles.
Já quanto aos movimentos provenientes dele são responsáveis por células que fazem parte do musculo e que proporcionam o movimento de relaxação e contração. Fibras microscópicas nestas células musculares se contraem e deslizam uma para o lado das outras consecutivamente, de maneira idêntica ao mecanismo de uma porta de correr, ou porta sanfonada.
Estas células musculares usam uma energia química vinda dos alimentos diários para que haja energia para a impulsão destes movimentos. Com a falta de alimentos, entre eles alguns tipos de nutrientes, os músculos seriam incapazes de realizarem seus serviços e se tornariam imóveis.
A alimentação diária é muito importante para quem utiliza muito os músculos, sejam em academias, escolas de luta ou até mesmo no trabalho cotidiano, pois com uma alimentação regularizada com proteínas, nutrientes e carboidratos, a resistência se torna bem maior dando muito mais produtividade ao que a pessoa está realizando em seu dia a dia, pois não é só praticar o exercício que tornará a pessoa saudável, tudo o que é relacionado a algum tipo de exercício, envolve uma rotina alimentar mais rigorosa.
Entre os nomes populares de músculos, alguns deles são chamados de “voluntários”, que quer dizer que eles só funcionam quando o cérebro, ou o ser humano em si, “pede” para eles funcionarem.
Entre os exemplos mais populares podemos ver movimentos simples como bater palmas, falar, chutar, correr, se movimentar rapidamente, entre outros.
Alguns outros movimentos obrigatórios como os batimentos do coração, o piscar de olhos ou os movimentos do diafragma que permitem que o cérebro envie a mensagem de respiração ao pulmão, são considerados automáticos, pois acontecem sem que o ser humano perceba que esta acontecendo, sem contar que a quantidade de vezes diárias que estes músculos se movem influencia na percepção humana.
Outro nome dado a estes movimentos é “Movimentos Involuntários”, o contrario dos movimentos em que o cérebro manda. O movimento deles está relacionado a alguns sinais nervosos que direccionam automaticamente cada movimento que aquele musculo deve fazer, seja do cérebro ou directamente do sistema nervoso.
Portanto, os músculos são como seres a parte dentro dos seres humanos, dos quais precisam ser alimentados para sobreviver.
O exercício é muito importante, ele age como forma de gastar toda a energia que está presente naqueles músculos depois e uma refeição saudável.
Viver mais de 6 horas por dia dentro da academia pode até ser saudável, mais é preferível que se passe 2 horas consecutivas depois de uma alimentação balanceada e em situações que o corpo possa fazer um relaxamento posterior.
É interessante lembrar que além destes músculos dos braços e pernas, um músculo importante presente no corpo humano são os músculos dos olhos, que se movem mais de 100.000 vezes por dia e quase ninguém da importância para isto, ele é o considerado o músculo que mais trabalha dentro de um corpo humano, mostrando para todos que qualquer coisa relacionado a força é relativo, o que importa é que a saúde esteja em dia e o bem estar presente em todos os exercícios.
15

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...