Curiosidades sobre o Papa

Curiosidades sobre o Papa

papaO actual Papa, principal representante da Igreja Católica, surpreendeu todos com a sua renúncia e com isso, Joseph Ratzinger garantiu um lugar na nossa lista de curiosidades. Uma das curiosidades sobre Joseph Ratzinger, mais conhecido como Bento XVI, é que se trata do primeiro Papa que renuncia em quase 600 anos. Curioso não? Mas continuemos!

Em 2005, o “Papa alemão” tornou-se no primeiro Papa dessa nação desde o século XI. Até essa altura ouve três germânicos que comandaram os destinos da Igreja Católica. Quando foi eleito como sucessor de João Paulo II, Joseph Ratzinger tinha 78 anos de idade, tendo sido o pontífice mais idoso eleito desde Clemente XII, que era três meses mais velho na altura da sua eleição, em 1730.

A eleição de Bento XVI foi uma das mais rápidas no espaço de um século, uma vez que foi escolhido para Papa em pouco menos de um dia e após quatro rondas de votações. O Papa Pio XII foi escolhido após três rondas de votação num dia.

A decisão de adoptar um nome em particular é sinal de como será o pontificado desse Papa e no caso de Bento XVI, este nome significa “bendito”, ou seja aquele sobre quem se invoca todas as bênçãos. Tal como indica o número, antes de Bento XVI existiram 15 pontífices que usaram o mesmo nome; Bento XV (Giacomo della Chiesa) foi Papa entre 1914 e 1922, durante a Primeira Guerra Mundial, apresentou planos de paz para o conflito e canonizou Joana d’ Arc, o que ajudou a restaurar as relações entre a França e o Vaticano, onde reside o Papa.

 

O nome de Bento nos Papas começou a ser usado no ano de 575 e os Bentos seguintes foram:

Bento II (684-685)

Bento III (855-858)

Bento IV (900-903)

Bento V (964-966)

Bento VI (973-974)

Papados muito curtos, não? Curioso?

 

Os anteriores Bentos foram italianos, com excepção de Bento XII, que dirigiu a Igreja desde Avignon, no seu país natal, França, entre 1335 e 1342.

Bento é o terceiro nome mais escolhido pelos Papas, sendo apenas superado por João (escolhido por 23 vezes) e por Gregório (usado 16 vezes). Curioso não?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...