curioso

50 Curiosidades Sobre o Brasil

brasilO Brasil é o maior país da América do Sul. Tem com uma superfície com mais de 8 milhões de quilómetros quadrados e mais de 200 milhões de habitantes. O Brasil é uma amálgama de povos que tornaram este país tropical num dos locais mais interessantes para visitar e descobrir. Para além de tudo isso, estas curiosidades sobre o Brasil dão-nos uma ideia muito clara sobre um país moderno e aberto ao futuro, onde o povo transborda de energia positiva e onde a alegria é uma das maiores atracções para os turistas.

Da capital com uma arquitectura futurista e inesperada, passando pelas misteriosas tribos da floresta amazónica, até às danças que são muito mais do que apenas danças (a capoeira, por exemplo), o Brasil tem muitas coisas incríveis para oferecer! Está pronto para descobrir estas 50 curiosidades sobre o Brasil?

 

50 curiosidades sobre o Brasil que talvez não conheces

  1. O Brasil é o maior país da América do Sul, tem com uma área de mais de 8 milhões de quilómetros quadrados e mais de 200 milhões de habitantes.
  2. Uma das maiores curiosidades sobre o Brasil encontra-se na sua bandeira que é uma evolução das bandeiras anteriores. De facto, a actual bandeira brasileira corresponde ao decreto de 1992 que inclui um total de 27 estrelas. O disco azul, no qual as estrelas se encontram, representa o céu que podia ser visto no Rio de Janeiro na noite de 15 de Novembro de 1889, data da proclamação da República do Brasil. Por outro lado, as cores verde e amarela são uma evolução da antiga bandeira do período imperial, cujas cores mais destacadas precisamente estas.
  3. Outro dado curioso do Brasil encontra-se na história da sua capital. A actual capital do Brasil é a cidade de Brasília que fica no interior do território Brasileiro e distante das costas atlânticas. Mas é uma capital excepcionalmente recente. Na verdade, a sua fundação remonta apenas a meados do século XX, mais especificamente ao ano de 1960. Estamos a falar de uma cidade que nem sequer tem cem anos. Isso porque desde o início da independência do Brasil que houve uma necessidade de mudar a capital para o interior para tentar ajudar as tribos indígenas e para o governo federal ter uma maior presença. Assim, em 1960 foi aprovada a construção de uma nova cidade que era o símbolo de todo um país, tendo sido escolhidos para a tarefa Lúcio Costa e Óscar Niemeyer para fazerem o projecto que daria vida à actual capital do Brasil.
  4. De todas as festas que existem no Brasil, sem dúvida que o carnaval é a mais importante e conhecida internacionalmente. A origem desta festividade remonta aos tempos da Roma antiga, quando era uma celebração realizada cerca de cinquenta dias antes da Páscoa. Durante certos dias desse período, não se podia comer carne, o que deu origem ao nome da festividade como “carnaval”, cujo significado literal é “levantar a carne”. Não obstante, embora o sentido religioso seja ainda válido na sua ligação antes da Páscoa, o Carnaval no Brasil tornou-se um espectáculo de luz, cor, vestuário e muita festa. Sem dúvida que o carnaval merece um lugar de destaque entre as maiores curiosidades sobre o Brasil
  5. A parte mais impressionante Carnaval encontra-se no Sambódromo do Rio de Janeiro, onde tem lugar o desfile com as mais importantes escolas de samba do país. No entanto, esses alegres desfiles também são realizados um pouco por todas as ruas da maioria das cidades brasileiras, onde são chamados de “blocos”.
  6. O carnaval é a melhor altura do ano que as pessoas têm para demonstrar as suas habilidades no samba, que é, sem dúvida, a dança mais famosa do país.
  7. Mas o samba não é a única dança do país: um dos factos mais curiosos sobre o Brasil é que é um dos países onde há mais pessoas a praticar algum tipo de dança. Na verdade, as danças exóticas do Brasil vão muito para além do samba. Vale a pena mencionar o axe, que começou como uma saudação religiosa e cujo significado é ” energia positiva”. Também temos a capoeira, que, além de ser uma dança é também usada como arte marcial. Mas a lista de danças exóticas do Brasil é quase infinita. Outras danças que merecem ser mencionadas são o pagode, o baião, a bossa nova, o sertanejo ou a lambada, entre muitas outras.
  8. O lema nacional do Brasil é ” Ordem e Progresso “, fazendo uma clara analogia com a filosofia positivista de Auguste Comte.curiosidades sobre o Brasil
  9. No Brasil são falados 210 idiomas diferentes, 180 dos quais são nativos. Apesar disso, a língua oficial é o Português que é falado pela maioria da população. O português é a língua que liga todos os brasileiros, independentemente do local onde vivem, sendo um dos elementos mais importantes da sua cultura e tradição.
  10. O Brasil é o país do mundo que mais vezes ganhou a Campeonato do Mundo de Futebol. Isso acontece porque o Brasil é um país que, juntamente com a dança, tem uma verdadeira paixão pelo futebol que é o desporto nacional por excelência.
  11. O Brasil tende a ser especialmente ofensivo no campo, o que faz com que o público não perca o interesse pelo jogo. É o que chamado “jogo bonito”, em referência ao estilo de jogo brasileiro.
  12. Em 2016 o Brasil tornou-se o primeiro país na América do Sul a realizar os Jogos Olímpicos.
  13. Estima-se que pouco mais de um milhão e meio de brasileiros são descendentes de imigrantes japoneses. Na verdade, é o país com a maior população japonesa no mundo depois do Japão. Isso explica porque há tantas cerejeiras em São Paulo e em alguns parques públicos.
  14. Você sabia que o Brasil ocupa 47,3% da América do Sul? Quase metade! Isto faz com que seja o país com mais fronteira nesta região.
  15. Outro facto interessante sobre o Brasil é que o Rio de Janeiro foi a capital de Portugal, tendo sido a única capital da Europa localizada fora deste continente.
  16. No século XVI os marinheiros conheciam o Brasil com o nome de “Terra di Papaga “, que significa terra de papagaios.curioso
  17. A maior população católica no mundo vive no Brasil e representa 64% da população total.
  18. O arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer foi quem projectou a cidade de Brasília. Sabias que a cidade vista do céu tem uma silhueta semelhante à de um avião?
  19. O Brasil é um dos 17 países ” megadiversos “. De facto, tem a maior diversidade de animais mamíferos do mundo.
  20. No Brasil existe um município que se chama ” Não-Me-Toque “.
  21. O forró dança-se principalmente nas festas de São João. É uma dança simples que normalmente é dançado em casal e cujo passo básico consiste em dois movimentos para a esquerda, seguidos de dois para a direita e repetir.
  22. Futebol é o desporto nacional do Brasil.
  23. Você sabia que o nome oficial do país é “República Federativa do Brasil.”
  24. O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, que chega aos 2.994 metros de altitude.brasil
  25. O Brasil é o maior país de língua portuguesa no mundo e o único no continente americano.
  26. O Brasil é o sexto país mais populoso do mundo.
  27. Você sabia que os nascidos ou moradores no Rio de Janeiro são conhecidos como “cariocas”?
  28. O Brasil é o 5º maior país do mundo e o maior da América Latina.
  29. Outro dado curioso é que o Brasil é ser o país com um número maior de pessoas que professam a fé cristã católica do mundo.
  30. O Brasil é o 16º país com o maior litoral do mundo. Existem 7491 quilómetros de costas.
  31. Cerca de 60% do Rio Amazonas fica no Brasil
  32. A floresta amazónica é a maior do mundo e contém um quinto de toda a água potável do planeta. Também produz 1/3 do oxigénio total da Terra. Devemos cuidar bem dela!
  33. O jogador de futebol brasileiro mais famoso de sempre é Edson Arantes do Nascimento. Tenho certeza que soa mais como: Pelé.
  34. A principal estrela brasileira de Hollywood foi Cármen Miranda. Foi a primeira sul-americana a conseguir uma estrela na Calçada da Fama. No entanto, esta estrela nasceu em Portugal e não no Brasil.
  35. A melhor praia do mundo, de acordo com o TripAdvisor, é a Baia do Sancho que fica no arquipélago de Fernando de Noronha.
  36. São Vicente, perto de São Paulo, é a cidade mais antiga do Brasil.
  37. Outro facto curioso sobre o Brasil é que muitos dos nazis que fugiram da Europa depois da Segunda Guerra Mundial escolheram este país como sua nova casa. Josef Mengele, apelidado de “Anjo da Morte “,foi um deles.
  38. O sobrenome mais comum no Brasil é Silva.
  39. O Brasil tem mais de 4000 aeroportos e apenas é excedido pelos Estados Unidos.
  40. Estima-se que ainda existam na selva amazónica pelo menos 70 tribos que não tiveram ainda qualquer contacto com a civilização.bandeira do brasil
  41. Outra curiosidade sobre o Brasil que vale a pena conhecer é que é um dos 17 países “megadiversos ” do mundo. A sua fauna e flora são extraordinárias!
  42. A Amazónia, em particular, tem a maior biodiversidade do planeta.
  43. Um dos lugares mais estranhos do Brasil pela sua paisagem é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde podemos encontrar dunas criadas pelo vento e pela corrente do oceano. Eles chegam aos 40 metros de altura e são uma paisagem extraordinária e quase alienígena.
  44. O Brasil tem 13 cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
  45. O Brasil é actualmente a oitava maior economia do mundo.
  46. O Pão de Açúcar é um complexo de morros (montes) muito famoso no Rio de Janeiro Alguns acreditam que o nome vem o termo na língua Tupi-guaraní ” Paú nh-acuqua “, que significa “a colina alta”. Parece lógico, certo?
  47. O animal nacional do Brasil é o jaguar.
  48. Uma superstição brasileira diz que se você entrar numa casa através de uma determinada porta, deve sair por essa mesma porta ou terá má sorte.
  49. A ave nacional do Brasil é o sabiá-laranjeira (tordo vermelho).
  50. Os brasileiros têm uma superstição relacionada com as borboletas. Se a primeira borboleta que virmos no início do ano for branca, isso significa que iremos ter um ano cheio de boa sorte!

E pronto. Foram 50 curiosidades sobre o Brasil. Conheces outras que queiras aqui acrescentar? Deixa a tua curiosidade na caixa de comentários.

5

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...