mocho

10 fascinantes curiosidades sobre as aves

curiosidades das avesHá muitas curiosidades do mundo que nos interessam, mas a natureza parece ter sempre coisas novas para descobrir. Por exemplo, são poucos os animais que podem voar. Apesar de haver um mamífero que pode voar (o morcego), são as aves, esses seres cobertos de penas, quem tem esta capacidade fabulosa. Se formos sinceros, há que reconhecer que as invejamos pela sua capacidade de voar. Entre todas as outras curiosidades de animais que podíamos escolher, hoje escolhemos conhecer 10 fascinantes curiosidades sobre as aves, seguramente com a esperança de algum dia desenvolvermos umas asas para voar.

 

Fascinantes curiosidades sobre as aves que vai gostar de conhecer

Cobertos de penas e sempre inquietos, muitas vezes nos sentimos fascinados pelos pássaros, especialmente quando voam. Quer sejam majestosas, como as corujas ou as águias, de cores vivas como os flamingos ou simplesmente incapazes de voar, como os pinguins, as aves são criaturas com as quais podemos aprender muito. Pronto para descobrir curiosidades sobre as aves?

 

Sabes o que são as aves? De onde vêm?

Embora pareça muito básico, é interessante começar estas curiosidades sobre as aves perguntando o que são as aves e de onde é que vêm exactamente.

Entendemos como aves aqueles animais vertebrados, de sangue quente, com asas e outras características anatómicas que os tornam aptos para voar na maioria dos casos. Também têm o corpo coberto de penas e são desprovidas de dentes, embora tenha um bico córneo. Para além disso, põem ovos e chocam-nos.

De onde vieram? Foi a partir dos dinossauros carnívoros bípedes do período jurássico que sobreviveram à extinção em massa que se chegou às aves que conhecemos actualmente. Após alguns milhões de anos, estas criaturas desenvolveram-se até chegar às 18.000 espécies que habitam actualmente o nosso planeta.

curiosidades sobre as aves

Há papagaios que falam?

Obviamente que sim. Há papagaios que têm a capacidade de imitar a voz humana, assim como outras espécies de aves que não são necessariamente domésticas. Há aves em estado selvagem que também podem replicar a voz humana.

Quais são os papagaios que falam e que nos sabem imitar? Os papagaios do Amazonas, os papagaios cinzentos africanos, as catatuas e alguns periquitos.

Mas os papagaios não são os únicos com esta capacidade. O mainá-da-montanha (por exemplo) é a ave considerada normalmente como a que melhor imita vozes humanas. Olha como “fala” este mainá-da-montanha chamado Kaleo:

 

Admiras as aves migratórias? Devias

Há aves migratórias tão pequenas como a andorinha-do-árctico, que viaja anualmente cerca de 38600 kms, sendo que para algumas populações que são obrigadas a contornar os continentes essa distância ultrapassa os 80000 kms em cada ano. É ou não incrível?

 

Já alguma vez te questionaste por que razão os flamingos têm aquela cor?

flamingos

Esta é uma das nossas curiosidades sobre aves favoritas.

Provavelmente já te questionaste por que razão os flamingos têm aquela cor rosa. A razão para isso está na sua alimentação, mais concretamente nos crustáceos de que se alimentam.

 

 

Há alguma selecção de aves bonitas e popularmente consideradas como tal?

Sem dúvida que há imensas aves bonitas no nosso planeta, mas talvez as mais conhecidas por isso sejam as seguintes aves:arara azul

Apesar de tudo, há muitas outras aves que também são fabulosas.

 

Quais são as aves que não voam?

Embora à primeira vista se diga que as aves que não voam são muito poucas, estas são mais do que seria de esperar:

  • pinguinsAs avestruzes
  • Os pinguins
  • As emas
  • Os kiwis ou quivis
  • Os casuares
  • Os emus
  • Alguns patos
  • As galinhas
  • Os cormorões não voadores
  • Muitos gruiformes

Para além destas, também existiram muitas outras aves incapazes de voar que já se extinguiram, como por exemplo o dodó.

 

Qual é a maior ave do mundo?

Como seguramente já sabes, a maior ave do mundo é a avestruz. Podem chegar a medir 2 metros e 10 centímetros de altura. Brutal! Mas sabias que também rugem?

 

Há outros animais com penas que não sejam aves?

Actualmente não existem animais com penas que não sejam aves, mas já houve. Descobriu-se que alguns dinossauros tinham penas.

 

Qual é a diferença entre mocho e coruja?

mochoÉ provável que também tu não tenhas a certeza que aquela ave que estavas a observar era um mocho ou uma coruja. Vamos ver qual é a diferença entre mocho e coruja a nível físico!

Aquilo que deves verificar para saber diferenciar entre um mocho e uma coruja são as penas que o primeiro tem e que se parecem com umas orelhas.

Para além disso, os olhos dos mochos são geralmente são de cor amarela e costumam ter as cabeças maiores e a cara mais redonda do que as corujas.

Em relação às corujas, estas não têm essas “orelhas” feitas de penas. As suas cabeças são mais pequenas do que as dos mochos e a forma do rosto é mais plana e pontiaguda.

 

O que comem os colibris?

colibriOs colibris costumam alimentar-se do néctar das flores e aparentemente têm um apetite voraz, pois visitam mais de 1000 flores por dia para consumir o seu alimento favorito.

Há ainda que referir que também ingerem pequenos insectos e aranhas que apanham quando visitam as flores.

 

O que achaste destas curiosidades sobre as aves? Agora já sabes diferenciar entre um mocho e uma coruja, e também podias alimentar um colibri se estivesses a cuidar de um! Se conheces mais alguma informação curiosa sobre estas maravilhosas criaturas do reino animal, partilha-a connosco na caixa de comentários! Há sempre muito por aprender!

1

Sem comantários

Mostrar os comentários

Escrever um comentários