5 Curiosidades Sobre o Anime

5 Curiosidades Sobre o Anime

anime

A animação japonesa, conhecida a nível mundial com o nome de “anime”, é uma das indústrias culturais mais importantes do país do sol nascente. Todos os anos há centenas de séries que tentam tornar-se referência a nível mundial e que geram receitas de muitos milhões para os estúdios de animação e para os criativos. Hoje vamos entrar um pouco no mundo do anime e explorar algumas das curiosidades mais interessantes sobre este ramo artístico.

60% da animação mundial é anime

A indústria de animação japonesa é muito grande, a tal ponto que os especialistas fizeram uma investigação em 2004 e descobriram que 60% dos produtos de animação a nível mundial eram produções de anime japonesas. Para além disso, a indústria é tão popular que os actores de voz são muito importantes no país. No Japão existem 130 escolas dedicadas a formar novos seiyuus, actores de voz para o anime e videojogos.

Os titãs de “O Ataque dos Titãs” foram inspirados em homens bêbedos

O autor de “O Ataque dos Titãs”, Hajime Isayama, revelou numa entrevista sobre a forma como lhe ocorreu um ser tão aberrante como o titã. Foi num programa da televisão japonesa que revelou que os titãs foram inspirados num homem bêbedo que conheceu num cibercafé. Incapaz de comunicar com o homem ébrio, Isayama criou uma série em que os monstros mais aterrorizantes do planeta eram os seres humanos.

A Viagem de Chihiro foi o único filme anime a ganhar um Óscar

O prémio de melhor filme de Animação da Academia (Óscar) não costuma sair muito da alçada da Disney ou da Pixar. No entanto, o mestre do anime Hayao Miyazaki venceu o prémio na cerimónia número 75 com “A viagem de Chihiro“. No entanto, o cineasta não assistiu à cerimónia de atribuição do prémio por ser declaradamente contra a guerra no Iraque.

Akira, o filme animado que criou 50 cores novas

Akira, de Katsuhiro Otomo, é uma das peças fundamentais da animação japonesa. Foi a obra que serviu para dar a conhecer ao mundo ocidental as histórias e a dinâmica da animação japonesa. Mas a obra, para além de ser uma grande obra de ficção científica e fantasia, serviu também para que os criativos da indústria criassem 50 novas cores.

Qual a razão? Como grande parte da história ocorre durante a noite, os animadores tiveram de encontrar tonalidades que não fossem demasiado fortes, criando assim diferentes variantes e novas cores que deram um estilo único à aventura.

Your Name, o filme de anime que gerou mais lucros em todo o mundo

Sucesso aclamado pela crítica e pelo público, Your Name de Makoto Shinkai conseguiu superar “A viagem de Chihiro” em termos de receitas, chegando aos 355 milhões de dólares. É a obra de animação com mais sucesso nas bilheteiras, narrando uma incrível e emotiva história de amor e aventuras.

Estas são algumas das curiosidades mais surpreendentes da indústria de animação japonesa. Iremos de futuro tentar explorar novos e curiosos dados sobre este tema, para que os fanáticos do mundo do anime e aqueles que ainda não estão por dentro desta temática possam saber ainda mais.

4

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...