7 Curiosidades sobre Mr. Robot, a delirante série do momento

série televisivaSão poucas as séries que conseguem fazer com que fiquemos colados ao écran desde o primeiro episódio. Mr. Robot é uma delas. Esta série norte-americana criada por Sam Esmail é um thriller psicológico que estimula as nossas mentes. Assim que pensas que já compreendeste para onde se dirige a história, o génio informático Elliot Alderson encarrega-se de recordar à audiência que a antecipação vai contra o emaranhado mundo construído pelo hacktivista com transtorno dissociativo da personalidade.

Computadores, hackers, segurança informática, uma visão crítica do sistema, voltas inesperadas e personagens complexas, colocam Mr. Robot como um show televisivo imperdível que merece o título de série do momento. Estás de acordo?

 

As personagens centrais assistiram a seminários de hackers para dar maior realismo à trama

Na série Mr. Robot, o actor Rami Malek encarna o papel de Elliot Alderson, o génio da informática que no uso das suas capacidades se envolve numa missão de alto risco para acabar com poderosos empresários de multinacionais que dominam a sociedade.

No entanto, na vida real Malek confessa que é terrível a trabalhar com computadores.

Para dar maior realismo às personagens que integram o grupo hacktivista Fsociety liderado por Mr. Robot, tanto ele como o resto dos actores principais tiveram que assistir a seminários de piratas informáticos. Malek, em especial, teve aulas de mecanografia para ser capaz de teclar à velocidade de um verdadeiro hacker.

 

A famosa camisola de Elliot Alderson, uma prenda valiosíssima de Rami Malek

Se prestares atenção ao vestuário de Elliot Alderson em Mr. Robot notarás que, como qualquer um de nós, ele tem uma peça de roupa favorita que é usada mais do que qualquer outra do seu guarda-roupa. Falamos da famosa camisola negra com capuz com que vimos Elliot em inumeráveis ocasiões e que pertence ao actor Rami Malek.

A designer de vestuário Catherine Marie Thomas partilhou na People Style que a camisola é a ‘jóia da coroa’ em Mr. Robot. O actor Rami Malek sente-se ligado sentimentalmente a ela, pelo que para a conservar em bom estado a equipa de vestuário toma medidas especiais, como por exemplo usar produtos de alta qualidade e não a lavar com muita frequência.

Mr. Robot

O logotipo da E Corp foi inspirado no logotipo de uma empresa real envolvida em corrupção

A empresa E Corp, ou Evil Corp (corporação do mal em português), como é chamada apropriadamente por Elliot), é a némesis da Fsociety, que por sua vez pretende destruir um sistema financeiro corrupto e depravado que estabelece as regras do jogo no mundo de formas quase imperceptíveis.

Isso lembra-te alguma coisa? As referências sociopolíticas povoam este thriller psicológico, sendo umas mais evidentes do que outras. É o caso do logótipo da E Corp que tem um E insinuante parecido com o da Enron, uma empresa de energia norte-americana envolvida em escândalos por suborno e tráfico de influências em finais dos anos 90. Em 2001 entrou em bancarrota e em 2007 foi fechada definitivamente, o que nos leva a perguntar: será que a Evil Corp vai partilhar do mesmo destino que este emblemático caso?

 

A história por trás da entrada de Rami Malek na série Mr. Robot

O criador da série, Sam Esmail, avaliou dezenas de actores para interpretar o papel de Elliot Alderson, tendo quase perdido a esperança de encontrar o actor certo. Não havia ninguém que o conseguisse convencer, mas tudo mudou quando a sua esposa Emmy Rossum, impressionada com a actuação de Rami Malek em The Pacific, sugeriu-o como o candidato perfeito para encarnar esta personagem complexa, psicótica e que inicia uma revolução informática alimentada por um transtorno dissociativo de personalidade.

Ao ver a sua audição, Esmail não duvidou em oferecer o papel a Rami Malek, apesar dos nervos quase o terem traído.

 

Para configurar o perfil psicológico de Elliot, Rami Malek consultou vários especialistas

A preparação dos personagens de Mr. Robot foi feita com todo um cuidado extremo aos pormenores.

Contaram com a orientação de hackers verdadeiros para retratar o submundo da Internet da forma correcta.

E Rami Malek optou ainda por consultar psicólogos verdadeiros de forma a preparar o estado psicológico de Elliot com a maior precisão possível.

Elliot Alderson

O primeiro episódio tem a aparição especial do criador da série

Para não ficar totalmente fora do écran, Sam Esmail teve uma pequena aparição na cena onde Mr. Robot se encontra com Elliot num comboio. É o homem de óculos que observa Elliot. Tinhas visto este pormenor?

 

O que inala realmente Elliot?

Nas cenas onde Elliot inala morfina, Rami Malek na realidade cheira pilulas de vitamina B. Depois de o ter feito em várias ocasiões, isto tornou-se num problema para o seu nariz, pelo que o departamento de acessórios criou um dispositivo para sugar o pó em seu lugar.

Acabaram por ocultar uma espécie de pequeno aspirador debaixo da manga, e assim ficou solucionado o inconveniente da suposta morfina na qual o personagem protagonista é viciado.

Fazes parte do jogo mental com que Elliot pretende confundir a todos os que seguem esta série? És fanático de Mr. Robot? Deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários!

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh