Curiosidades matemáticas que vão fazer olhar para os números de outra forma

númerosA história da humanidade está cheia de actos horríveis e cruéis. Por vezes parece mesmo construída de violência pura. Mas também é preciso não esquecer aquelas pessoas que dedicaram a vida a tentar dar resposta aos enigmas do nosso mundo e a revelar-nos as fascinantes curiosidades do mundo. Entre estes seres humanos de alma curiosa destacam-se aqueles que se concentraram num aspecto que não interessa a todos, os números e a matemática. Porque sabemos que queres saber sempre mais, hoje trazemos algumas curiosidades matemáticas fascinantes!

 

Curiosidades matemáticas e os números

Entra connosco no mundo das curiosidades matemáticas, dos números, das incógnitas, das fracções, e das equações. Estás preparado para ficar mais sábio com estas curiosidades sobre os números?

 

1. zero é o único número que não pode ser representado em números romanos.

Como é que era representado? A palavra latina “nulla” era usada para se referirem ao zero.

 

2. A combinação de números mais erótica é

(6 × 9) + (6 + 9) = 69.

curiosidades matemáticas

3. É curioso, mas está comprovado que de uma forma geral há uma tendência para se pensar nos números ímpares como masculinos e nos números pares como femininos.

 

4. Se baralhares um baralho de cartas, há muitas possibilidades da ordem com que as cartas ficaram nunca tenha sido visto antes em toda a história do universo.

 

5. Uma das curiosidades matemáticas sobre as quais nos podes dar a opinião: Qual achas que é o número favorito da maioria das pessoas?

O número mais popular é o 7. Num inquérito realizado por Alex Bellos, escritor especializado em temas como matemática e ciências, 300 pessoas (mais de 10% dos inquiridos) escolheram o número 7 como o seu preferido. O segundo número mais popular foi o 3.

geometria

6. Com efeito o número 7 é um dos números mais populares na história da cultura humana

Começando pelas 7 maravilhas do mundo, passando pelos 7 pecados capitais e pelas 7 cores do arco-íris, 7 dias da semana, 7 anões da Branca de Neve… O que tem este número de tão especial para nos encantar desta forma? Há quem garanta que a sua popularidade se deve ao facto de podermos ver 7 corpos celestes no céu (o Sol, a Lua, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno).

 

7. Se escolheres qualquer número de 4 dígitos e continuares o seguinte processo, vais sempre acabar por obter como resultado 6174.

  1. Escolhe um número de 4 dígitos (deve ter pelo menos 2 números diferentes).
  2. Ordena os dígitos deste número por ordem descendente e depois por ordem ascendente.
  3. Subtrai o número mais pequeno ao maior.
  4. Repete este passo.

No final vai obter 6174, mais conhecido como a Constante de Kaprekar. Se repetires o processo uma e outra vez, continuarás a obter 6174. Este processo chama-se Operação de Krapekar.

 

8. Se quiseres que alguém da área da matemática goste de ti, sabemos o que lhe deves mostrar. Uma das peças mais elegantes das matemáticas é uma equação que tem 5 dos números mais importantes da matemática.

Esta equação mágica é: e^i*pi+1=0

matemática

9. Sabias que o número 9 é considerado mágico? Isto deve-se ao facto de se multiplicares qualquer número por 9 e acrescentares todos os dígitos ao resultado, a sua soma dá sempre 9. Experimenta e vê que é verdade! Magia!

 

10. Dizem que o termo “cálculo” tem a sua origem na Antiga Grécia dos famosos matemáticos gregos, como por exemplo Pitágoras, que usavam pequenas pedras chamadas cálculos para representar os números enquanto faziam as suas operações matemáticas.

 

11. Outra das curiosidades matemáticas rápidas! Sabias que 1089 x 9 = 9801?

contas

12. Na antiga Babilónia o sistema de numeração era um sistema de numeração sexagesimal (base-60). Por essa razão temos actualmente 60 segundos num minuto, 60 minutos numa hora, 360º num círculo… É uma herança directa dos antigos babilónios.

 

13. O 2520 é o menor número que pode ser dividido exactamente por todos os números de 1 a 10.

 

14. Em 1900 se tivessem sido reunidos todos os conhecimentos matemáticos do mundo ter-se-iam escrito 80 livros. Hoje em dia já seriam 100.000.

geometria

15. A obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural de Isaac Newton tem um pequeno erro de cálculo que passou despercebido durante 3 séculos.

 

16. Uma frase de Einstein que vais adorar sobre matemática:

“A matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.”

 

17. O matemático Paul Erdos conseguia calcular mentalmente a idade de uma pessoa sabendo a data de nascimento. Conseguia até calcular quantos segundos a pessoa tinha vivido… Isso quando tinha apenas 4 anos de idade!

contas

18. As descobertas de matemáticos importantes da Grécia Antiga como Pitágoras, Euclides ou Arquimedes ainda são ensinadas nas aulas de matemática hoje em dia.

 

19. Sabias que em algumas escolas israelitas se ensina álgebra evitando usar o símbolo “+” porque recorda uma cruz? Em vez de usarem este símbolo, preferem usar um “T” invertido.

 

O que achas de todas estas curiosidades matemáticas? Já conhecias alguma? Se não gostas muito de números, certamente que estas curiosidades te vieram dar uma nova perspectiva sobre eles. Os números também podem ser divertidos! Apenas depende da perspectiva como olharmos para eles.

Citando de novo um dos grandes génios da matemática e da física, Albert Einstein: “A mente é como um pára-quedas. Só funciona bem quando está aberta”.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh