maoris

50 Curiosidades da Oceânia Impressionantes (Com Imagens)

Quando nos falavam sobre a Oceânia, pensamos geralmente e apenas na Austrália, mas, embora este país seja muito interessante, também existem muitas outras nações insulares que compõem este incrível continente localizado quase inteiramente sobre a placa do Pacífico. O que sabes sobre a Oceânia? Antes de começar a nossa viagem pelas curiosidades da Oceânia mais impressionantes, vamos começar pelo básico: os maiores países deste continente são Austrália, Papua Nova Guiné e Nova Zelândia. Também são os mais povoados pela mesma ordem. E os mais pequenos? Nauru, Tuvalu e Ilhas Marshall. Claro que Sydney não é apenas a cidade mais famosa, mas também a mais populosa. Mas quando se trata de altura, então é a Nova Zelândia que se destaca com o pico mais alto do continente: o Monte Cook.
É possível que aconteça contigo o que que a nós, pois para além da Nova Zelândia e da Austrália, os restantes países deste continente eram praticamente desconhecidos para nós. Convidamos-te a descobrir mais sobre eles e para ficares surpreendido! Os factos curiosos sobre a Nova Zelândia e a Austrália também te vão surpreender. Continua a explorar as curiosidades da Oceânia, agora focando-nos em alguns dos seus países!

50 Curiosidade da Oceânia para descobrir este continente

Curiosidades da Austrália

1. Hoje em dia, quando pensamos num habitante da Austrália, provavelmente pensamos em celebridades como Hugh Jackman ou Chris Hemsworth, mas este país foi habitado por aborígenes australianos 50.000 anos antes da chegada dos britânicos do Velho Continente.curiosidades da austrália
2. Uma das curiosidades mais engraçadas da Oceânia: existem na Austrália mais cangurus do que pessoas.Curiosidades da Oceânia
3. A Austrália também se destaca pelas suas praias. Mais concretamente pela quantidade delas: tem quase 10.000!
4. Originalmente, uma das cidades mais importantes da Austrália, Melbourne, chamava-se Batmania. Como seria sua bandeira? Igual à do Batman?austrália
5. O 17º Primeiro-ministro da Austrália, Harold E. Holt, desapareceu em 1966, depois de ir à praia. Ele ter-se-ia afogado, embora nunca tenha se tenha conseguido esclarecer o que aconteceu.
6. Na Austrália, existem não apenas mais cangurus do que pessoas, mas também três vezes mais ovelhas do que seres humanos. Alucinante!curiosidades do mundo
7. A ema é uma ave não voadora nativa da Austrália que chega a correr a 45 km/h! Nada mau! É o segundo maior pássaro depois do avestruz.ema
8. O vombate é outro animal australiano estranho que… defeca na forma de um cubo!vombate
9. Muitas criaturas perigosas habitam a Austrália. Alguns deles são: as cubomedusas/vespa-do-mar (Chironex fleckeri) ou o polvo-de-anéis-azuis.agua viva
10. Em relação à vespa-do-mar, ela é responsável por mais mortes por ano do que os crocodilos marinhos, tubarões e cobras juntos. O melhor é mantê-la bem longe.
11. Os cangurus podem saltar até 9 metros de comprimento se estiverem a ser perseguidos por um predador. Brutal!curiosidades da oceania
12. Dezassete das cobras mais venenosas do mundo podem ser encontradas na Austrália! Que vida selvagem!
13. Outra curiosidade da Oceânia é que 90% dos australianos vivem junto à costa. E porquê? Basicamente, por causa do deserto que ocupa grande parte do interior do seu território.
14. Embora os aborígenes sejam nativos australianos autênticos, actualmente representam apenas 1,5% da população total da Austrália.
15. Muitos gregos vivem em Melbourne. De fato, esta é a segunda cidade com mais gregos depois de Atenas.

Curiosidades da Nova Zelândia

16. Na Nova Zelândia, quando se fala sobre um kiwi, não nos estamos a referir à fruta, mas a uma ave nativa não voadora deste país. Para além disso, também se utiliza esta palavra como apelido em referência aos neozelandeses.curiosidades da nova zelândia
17. A Nova Zelândia foi descoberta em 1642 por um marinheiro holandês chamado Abel Tasman. No entanto, a sua permanência nesta ilha não durou muito, porque foi obrigado a partir depois dos nativos do lugar, os Maori, terem morto vários membros da sua tripulação. A região só foi mapeada passados mais de 100 anos quando o capitão James Cook chegou à ilha.maoris
18. O que se sabe sobre os maoris, os nativos da Nova Zelândia? Estima-se que eles tenham chegado ao país entre os anos 800 e 1300, segundo a tradição oral de um lugar chamado Hawaiki, cuja localização não foi decifrada, embora se acredite ser uma região do Pacífico.
19. Uma das curiosidades da Oceânia que envolve a Nova Zelândia é que este país é o único (neste continente) com dois hinos. E, é de facto, uma das três nações do mundo com essa característica. Os outros são a Dinamarca e o Canadá.
20. Nenhum ponto da Nova Zelândia fica a mais de 128 quilómetros do mar. Você demora muito tempo até chegar à praia de carro.nova zelândia
21. Olhando para o ponto anterior, não será surpreendente que 1 em cada 3 famílias de Auckland possua um barco.
22. A Nova Zelândia é o lar de menor espécie de golfinho do mundo: o golfinho de Maui ou popoto. Eles são muito engraçados!golfinho de maui
23. Wellington é a capital mais a sul do mundo.
24. Na cidade de Dunedin fica a rua mais íngreme do mundo, a Baldwin Street.baldwin street
25. A Nova Zelândia é semelhante em tamanho ao Reino Unido, mas tem 60 milhões de habitantes a menos. O Reino Unido tem pouco mais de 65 milhões e a Nova Zelândia apenas quase 5.
26. Essa é uma das curiosidades mais engraçadas da Oceânia. As Forças Aéreas da Nova Zelândia têm como emblema um kiwi! Um pássaro que não voa!
27. Na Nova Zelândia, também existe um tipo de caracol carnívoro “gigante”. É o Powelliphanta marchanti e basicamente alimenta-se de vermes.
28. Não há centrais nucleares na Nova Zelândia.
29. Segundo estatísticas de 2012, 94% das pessoas presas na Nova Zelândia são homens.

Curiosidades da Samoa

30. Você sabia que a Samoa tem uma pirâmide? É conhecida como Monte Pulemelei ou Pirâmide da Estrela e fica na ilha de Savai’i. Data de 1100 a 1400 d.C.
31. Na Samoa existe um sério problema de obesidade. Neste ponto, o país ocupa o primeiro lugar na lista de países afectados. Um estilo de vida sedentário, acompanhado por uma dieta pobre, está a fazer com que quase metade dos habitantes da ilha fique com excesso de peso, com as consequências que isso implica, como a diabetes.
32. Samoa foi o primeiro país do Pacífico a alcançar a independência.
33. Na Samoa, existem muito poucos animais. Apenas iremos encontrar morcegos, roedores, cobras e alguns tipos de pássaros. Por outro lado, existe imensas espécies diferentes que habitam os seus mares.
34. Essa é outra curiosidade da Oceânia de natureza cultural e que é surpreendente. Se viajares para a Samoa, poderás eventualmente conhecer um fa’afafine. Estes indivíduos nascem com o sexo masculino, mas são considerados como pertencentes a um terceiro sexo, o que evoca estereótipos femininos e masculinos desta sociedade. Os fa’afafine são totalmente aceites na sua comunidade (excepto alguns grupos religiosos) e alguns deles têm papéis importantes em diferentes sectores: educação, administração.
Tradicionalmente, quando uma família tinha muitos filhos, mas não filhas suficientes para ajudar nas tarefas que costumavam ser atribuídas às mulheres, decidia-se criar um dos filhos mais novos como fa’afafine. Isso também se aplicava quando a criança mostrava tendências mais femininas.
35. O nome completo da Samoa é Estado Independente da Samoa.
36. O país é composto por 9 ilhas vulcânicas, mas duas delas representam quase 100% da terra habitável. São as ilhas de Savai’i e Upolu.
37. Os samoanos não tiveram qualquer contacto com os europeus até ao século XVIII.

Curiosidades de Nauru

38. Vamos continuar com as curiosidades da Oceânia! Agora vamos falar da ilha de Nauru. Sabias que esta pequena ilha tem uma forma oval?nauru
39. É o menor país insular do mundo!
40. Nauru, de fato, é tão pequeno que só possui um aeroporto e é o terceiro menor país do mundo.
41. Talvez por causa da curiosidade anterior, seja a nação com menos turismo no planeta. Apenas 200 turistas visitaram a ilha em 2011.
42. Como Samoa, Nauru está na lista dos países com mais obesidade. Ocupa o segundo lugar.
43. Nauru é uma das 16 nações que não tem exército.
44. Devido ao seu tamanho, Nauru possui apenas 30 quilómetros de estradas pavimentadas.

Curiosidades das Ilhas Salomão

45. As Ilhas Salomão ficam no Pacífico, a nordeste da Austrália. Têm o inglês como idioma oficial, mas curiosamente apenas 1% a 2% da população fala esta língua.
46. As Ilhas Salomão são formadas 6 ilhas principais, de dimensões maiores, e cerca de 900 ilhas mais pequenas.
47. A religião predominante nas Ilhas Salomão é o cristianismo, onde mais de 92% da população professa esta fé.
48. A aparência de alguns habitantes das Ilhas Salomão é extremamente curiosa, havendo por exemplo algumas crianças loiras, apesar de terem pele escura.
49. Apesar das Ilhas Salomão se destacarem pelas suas águas cristalinas e praias paradisíacas, o interior de muitas ilhas tem uma vegetação bastante densa. É um lugar em que a natureza parece ter as condições perfeitas para se desenvolver!
50. A culinária das Ilhas Salomão quase não usa especiarias, embora “embelezem” os seus pratos com leite de coco.

Outras curiosidades da Oceânia

Certamente que ao ler essas curiosidades da Oceânia e das suas nações te fez querer saber mais sobre cada um destes países pouco conhecidos. Se sim, você estás com sorte porque vamos continuar a falar de mais curiosidades sobre estes países!
O que achaste destas curiosidades da Oceânia? Já sabias que parte da fauna da Austrália era tão única e perigosa ao mesmo tempo? Descobriste novos países ao explorar esta lista? Esperamos que tenha sido esse o caso e que te tenha ajudado a conhecer novos dados e costumes estrangeiros que estimulem o teu desejo de conhecer outras culturas e de viajar!
Se conheceres outros factos curiosos sobre este continente, conta-nos na caixa de comentários! Será um prazer conhecer outras curiosidades da Oceânia!
13

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...