A Terra em Marte

10 Curiosidades da Bíblia

bibliaA Bíblia. O livro mais vendido da história. Não precisa de campanhas de marketing, nem de ser publicitado em revistas ou na televisão. É um autêntico bestseller traduzido em centenas de idiomas e lido diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, quer seja em busca de apoio, ou simplesmente para conhecer um pouco mais sobre essa complexa compilação de textos que forma o Antigo e o Novo Testamento.

 

A Bíblia é uma peça única com as suas próprias curiosidades, os seus mistérios e enigmas que tantas investigações suscitou entre entendidos e profanos.

Não vamos apresentar nenhuma conspiração ou estranhas mensagens proféticas. Vamos apenas limitar-nos a alguns dos factos mais curiosos sobre a Bíblia. Preparado?

 

A Bíblia é um dos mais antigos livros conhecidos

Os seus textos surgem muito antes da invenção do papel e até mesmo dos lápis. A forma como foi redigida era através de pergaminhos ou tiras de papiro.

 

Capítulos e Versículos

A Bíblia só foi dividida em capítulos no ano de 1250, pelo cardeal Hugo Caro. Em 1550, Robert Stevens (um impressor que vivia em Paris) dividiu os capítulos em versículos! Ela, na sua versão atual, possui 1189 capítulos e 31.102 versículos!

 

Golias não foi morto com uma pedra

Todos recordamos a história do famoso Golias, o gigante que perdeu a vida com uma pedrada daquele jovem e valente pastor chamado David. Mas lamentamos dizer que isso não é verdade porque não foi o seu verdadeiro fim. Se dermos uma vista de olhos a Samuel 17:48-51, vamos descobrir que Golias morreu pela sua própria espada.

 

De onde vem a palavra Bíblia?

Curiosamente esta palavra não aparece em nenhuma das suas páginas, nem nos textos que a integram. Vem do grego e significa “papiro para escrever”.

Foi o imperador Constantino o primeiro a usar esta denominação, o que até foi um paradoxo, já que sem sequer era cristão.

 

Deus sempre foi algo severo com os seus profetas

Quem o sentiu bem na pele foi Isaías. Este profeta recebeu uma ordem controversa que cumpriu fielmente: andar nu e descalço durante três anos…

 

Um relógio na Bíblia?

Entre todas as pessoas que aparecem na Bíblia, há um que sobressai em especial devido à sua modernidade: o rei Acaz. Porquê? Porque usava relógio.

 

Tatuagens estão proibidas

Ficará também surpreendido por saber que na Bíblia são terminantemente proibidas as tatuagens: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.”.

Parece muito claro. Pode confirmar em Levítico 19:28.

 

Qual é o último texto que aparece na Bíblia?

Certamente terá pensado o mesmo que quase todos: “Apocalipse”. Mas esta é uma associação errada porque a última parte é dedicada a João, e é ele que nos fala profundamente sobre este assunto delicado.

Deus apenas escreveu um pequeno texto em toda a Bíblia

Segundo nos diz a Bíblia, Deus apenas redigiu uma pequena, mas importante parte do livro. Sabe qual?

Exacto: os Dez Mandamentos. Em outras ocasiões foi a Sua Voz que faz com que outros escrevessem sobre Ele e a Suas palavras.

 

A idade atingida por algumas pessoas na Bíblia

Um facto que nos desperta imenso a atenção na Bíblia é a longevidade de muitas das suas figuras.

No livro do Genesis, por exemplo, são referidas sete pessoas que superaram, nada mais, nada menos, que os 900 anos de idade: Adão, Sete, Enos, Quenã, Jarede, Matusalém e Noé. Todos nasceram antes do Diluvio.

E não esqueçamos Matusalém. Sabe até que idade viveu? Morreu com a provecta idade de 969 anos. Um belo número que será certamente o recorde mundial de longevidade.

Exit mobile version